Rua Lacerda Franco recebe plantio de árvores com projeto que valoriza o pedestre e a arborização

Por meio do Departamento de Parques, Jardins e Praças, a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos fez o plantio de 13 árvores na rua Lacerda Franco, na Vila Arens, em frente ao galpão da antiga Tecelagem Japy.

Como explica o diretor do Departamento de Parques, Jardins e Praças, Rudislei Santos, a novidade desse plantio é a aplicação do espaço-árvore, no qual as árvores crescem sem danificar a calçada e atrapalhar a passagem de pedestres e cadeirantes. “Isso reduz o risco de queda das pessoas e aumenta a vida útil da arborização no sistema viário”, observa o diretor. “Estamos realizando diversos plantios de árvores e jardins pela cidade.”

As 13 árvores plantadas são da espécie Guaritá – Astronium graveolens, nativa da Mata Atlântica. Suas sementes foram coletadas na Mata de Santa Genebra, em Campinas, uma Unidade de Conservação enquadrada como área de Relevante Interesse Ecológico. “Essas sementes fazem parte da coleção de conservação de plantas da Mata Atlântica do Jardim Botânico de Jundiaí”, informa o engenheiro florestal do Jardim Botânico, Thiago Pires.

Em 2021, a Prefeitura de Jundiaí tem feito plantios em diversos pontos da cidade, como ao lado da UBS do Jardim Guanabara e no jardim da nova UBS Retiro. Para tanto, o Departamento de Parques, Jardins e Praças utiliza recursos próprios, com mudas produzidas no Viveiro Municipal, na Unidam e no viveiro do Jardim Botânico de Jundiaí.

Espaço das crianças
O imóvel onde estava instalada a antiga Tecelagem Japy será um equipamento ligado à Unidade de Gestão de Cultura e dedicado ao desenvolvimento de atividades culturais e lúdicas para a Infância, também futura sede do Comitê das Crianças do Município. A inspiração para a destinação do uso do espaço vem da “Ilha das Invenções”, parque instalado em Rosário, na Argentina, município que, como Jundiaí, integra a Rede Latino-americana Cidade das Crianças.

O Comitê das Crianças tem o objetivo de dar voz ao público infantil e assim ajudar a deliberar políticas públicas para a cidade. O aumento da arborização do município é justamente um pedido das próprias crianças que integram o Comitê.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jundiaí
Foto: Fotógrafo PMJ