Vacinação contra Covid-19 desta quarta-feira (21) atende 4,2 mil pessoas

Aproveitando o feriado de Dia de Tiradentes, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), realiza vacinação tanto em primeira quanto em segunda dose para os públicos 65+ e 69+, respectivamente, agendados. Ao todo são seis pontos de vacinação estrategicamente dispostos na cidade para facilitar o acesso dos 4,2 mil moradores de Jundiaí que fizeram o agendamento para a recepção da dose nesta data.

O movimento foi intenso ao longo de toda a manhã. No Complexo Educacional, Cultural e Esportivo Francisco Dal Santo, o público 65+ recebeu a primeira dose do imunizante contra a Covid-19.

Ivonete Artoni 65 anos, moradora na Colônia foi até o posto no CECE Dal Santo para tomar a primeira dose. “Agora, tomando a primeira dose, estou mais tranquila. A ansiedade passou. Mas as medidas de proteção precisam continuar”, conta a mulher que realizou o processo de vacinação em 10 minutos.

José Adão Aparecido tem 65 anos e está feliz neste feriado de Tiradentes. “Moro no Jardim do Lago e hoje volto para casa aliviado e feliz. Recebi a primeira dose da vacina contra a Covid-19”, contou.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE), Maria do Carmo Possidente, a estratégia de trabalhar com todos os pontos simultaneamente garante celeridade no atendimento. “Jundiaí tem estrutura e pessoal experiente para realizar a vacinação em ampla escala. A organização dos locais de vacinação leva em consideração a facilidade no acesso. O feriado possibilita aos familiares maior tranquilidade para levar os idosos para receber a aplicação”, detalha.

Ao todo, nesta quarta-feira (21), foram agendadas 4,2 mil doses entre primeira D1 para pessoas com 65 anos ou mais e D2 para pessoas com 69 anos ou mais entre os cinco postos de vacinação no Dal Santo, Aramis Polli, Parque da Uva, Paróquia Santo Antônio e antiga UBS Novo Horizonte. O lançamento da aplicação ocorre diretamente, a partir do sistema VacinaJá/Vacivida. Por isso, é essencial que todo usuário que será vacinado faça o cadastro dos dados para acelerar o atendimento no posto.

Vacinação é realizada em cinco pontos em Jundiaí, nesta quarta-feira

DOAÇÃO

Além de receber a dose contra a Covid-19, a população pode contribuir com a ‘Vacinação Solidária’ fazendo a doação de alimentos não perecíveis que serão destinados para instituições cadastradas no Fundo Social de Solidariedade (FUNSS) e que atendem famílias em situação de vulnerabilidade. Até a última segunda-feira (19), 39 toneladas foram arrecadadas.

A ‘Vacinação Solidária’ é uma iniciativa coordenada pelo Fundo Social de Solidariedade (Funss), com o apoio da Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Governo e Finanças (UGGF), e outras Unidades de Gestão da Prefeitura de Jundiaí, além da rede Tauste Supermercados, que emprestou carrinhos metálicos para apoio direto nos pontos de vacinação de Jundiaí.

Com a orientação do distanciamento social e da circulação de pessoas somente em casos de necessidade, a ideia é aproveitar esta necessidade de deslocamento para receber o imunizante em benefício de todos, reforçando o trabalho já realizado a partir da Campanha Permanente do Fundo Social.