Ações contra Aedes aegpyti são intensificadas nas regiões com aumento na transmissão

Com o avanço no número de casos de dengue em algumas regiões de Jundiaí, a Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), da Prefeitura de Jundiaí, intensifica as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue e das demais arboviroses. O bairro da Vila Comercial, região Sul, foi alvo de controle químico na última semana com objetivo de reduzir a população de mosquitos possivelmente contaminados. Essa ação foi fruto de uma avaliação epidemiológica realizada pelo órgão que demonstrou casos positivos e suspeitos recentes. Por isso, é essencial que a população elimine do quintal todos os possíveis objetos que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito.

“A partir das investigações epidemiológicas realizadas em todas as notificações, são desencadeadas ações específicas para a realidade de cada local. Bloqueio de todos, busca ativa de sintomáticos e controle químico são exemplos das ações realizadas, informa o médico veterinário e gerente da VISAM, Carlos Ozahata.

Agentes da VISAM realizaram aplicação química, na semana passada, na região da Vila Comercial

Além da região Sul, outra área de preocupação para o órgão é o Vetor Oeste. As áreas limítrofes, segundo o gerente, são emblemáticas pela circulação das pessoas entre os municípios, quer seja pelo trabalho, quer seja para fazer compras. Por isso, é importante manter a atenção permanente à ocorrência de suspeitos provenientes dessas áreas. “Cerca de 80% dos criadouros dos mosquitos Aedes aegypti estão no interior das residências. Eliminar qualquer recipiente que possa acumular água é medida definitiva e eficaz”, ressalta.

Desde sexta-feira (16), os números relativos às arboviroses passaram de publicação quinzenal para semanal – Boletim Epidemiológico -, com o objetivo de informar a população e aos profissionais da Saúde sobre o avanço das doenças. Em uma semana, Jundiaí apresentou crescimento de 85% no número de casos confirmados de dengue, passando de 33 para 61. O número de casos autóctones (quando a doença é adquirida no próprio município) teve um aumento de 100% , passando de 21 casos para 42.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jundiaí