Foi pensando em estimular a solidariedade e a generosidade das pessoas que o dentista Alan Sant Galvez decidiu promover uma campanha dentro do condomínio Fleur du Champ, onde mora e atua como síndico. “Felizmente, temos a possibilidade de ajudar sem deixar nada faltar em nossas casas. Por isso, tomei a iniciativa de movimentar os vizinhos. Se cada um fizer a sua parte, podemos auxiliar muitas pessoas”, disse.
A ideia foi tão bem aceita que, em poucas horas, Alan conseguiu retorno positivo dos moradores das 68 unidades de apartamentos. Além do disparo do convite por e-mail, ele também fixou cartazes nos elevadores do prédio. “Havia famílias que já tinham o desejo de ajudar, mas não sabiam como fazer e a quem atender. Por fim, além deles, amigos e parentes também se uniram, reforçando as doações”, explicou o morador que teve, ainda, o apoio do vereador Leandro Palmarini para angariar as cestas básicas.
Doações como esta feita pelo condomínio são direcionadas para a Campanha Permanente de Solidariedade do Fundo Social, que atende mais de 130 entidades, igrejas e associações de moradores que desenvolvem ações sociais para crianças, jovens, adultos e idosos, bem como pessoas em situação de rua. Estas instituições possuem cadastro atualizado no Funss.
Além disso, a campanha de arrecadação reforça as ações da Prefeitura de Jundiaí no combate à pandemia e seus reflexos socioeconômicos. Desta forma, também recebe parte das doações do Funss a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), da Prefeitura de Jundiaí, que faz o atendimento direto ao munícipe em vulnerabilidade por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).
“Jundiaí tem mostrado que, aqui, a solidariedade vem em peso. É maravilhoso ver como a população está empenhada em ajudar quem enfrenta dificuldades”, afirmou Vanessa Machado, presidente do Funss.
Além dos alimentos não perecíveis, é possível colaborar com a doação de outros itens, como fraldas para crianças e adultos, bem como leite longa vida ou em pó. “Estes produtos são muito importantes, temos alta demanda, mas chegam em pouca quantidade para doação”, explicou Vanessa. Também é possível doar absorventes higiênicos descartáveis; água mineral; roupas, calçados e toalhas de banho; produtos de limpeza e de higiene pessoal; ração para animais; e saco de lixo.
Os itens devem ser entregues, diretamente, na sede do Fundo Social, localizado dentro do Parque da Uva. O acesso é pela avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, portão 03, bairro Anhangabaú. O funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. Informações: (11) 4521-2762, 4521-2929 e 4521-6833.
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jundiaí
Foto: Fotógrafo PMJ