Vacinação Solidária já arrecadou mais de 30 toneladas de alimentos não perecíveis

Jundiaí saiu à frente e, em pouco mais de duas semanas, já arrecadou mais de 30 toneladas de alimentos não perecíveis por meio da ‘Vacinação Solidária’. A arrecadação ocorre no município, desde o dia 29 de março, nos quatro pontos de imunização, conforme a agenda de aplicação das doses.

A iniciativa é coordenada pelo Fundo Social de Solidariedade (Funss) e, de acordo com a presidente da unidade, Vanessa Machado, tem por objetivo estimular a doação para as famílias em vulnerabilidade, reforçando o trabalho já realizado a partir da Campanha Permanente. “Com a orientação do distanciamento social e da circulação de pessoas somente em casos de necessidade, a ideia é aproveitar esta necessidade de deslocamento em benefício de todos”, explicou.

A ‘Vacinação Solidária’ tem, ainda, o apoio da Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Governo e Finanças (UGGF), e outras Unidades de Gestão da Prefeitura de Jundiaí, além da rede Tauste Supermercados, que emprestou carrinhos metálicos para apoio direto nos pontos de vacinação de Jundiaí.

Terezinha de Fátima Prado da Silva, de 67 anos, aproveitou o agendamento da primeira dose da vacina para fazer a sua doação, no Drive Thru do Parque da Uva, nesta quarta-feira (14): “É um período muito difícil para todos, com certeza. Mas se cada um fizer a sua parte, dentro de suas possibilidades, acredito que poderemos fazer a diferença na vida destas pessoas que precisam de ajuda”. O contador José Antônio Vertoan aprovou a iniciativa da Prefeitura de Jundiaí: “Foi uma ótima ideia porque facilita o acesso e estimula as doações. Além disso, a estrutura está excelente”.

Quem recebe a sua doação?

Todas as doações que chegam ao Fundo Social de Solidariedade passam por um processo de triagem, descartando os itens impróprios ao consumo, ou seja, aqueles produtos com prazo de validade vencido ou com embalagens avariadas.

Depois disso, são encaminhadas para as mais de 130 entidades, igrejas e associações de moradores que desenvolvem ações sociais para crianças, jovens, adultos e idosos, bem como pessoas em situação de rua. Estas instituições possuem cadastro atualizado no Fundo Social.

Também recebe parte das doações a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), da Prefeitura de Jundiaí, que faz o atendimento direto ao munícipe em vulnerabilidade por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

O Fundo Social de Solidariedade está localizado dentro do Parque da Uva. O acesso é pela avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, portão 03, bairro Anhangabaú. O funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. Informações: (11) 4521-2762, 4521-2929 e 4521-6833.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jundiaí

Foto: Fotógrafo PMJ