Dia Nacional da Conservação do Solo: produtores rurais de Jundiaí contam com programas para manutenção do solo de qualidade

Em 15 de abril é comemorado o Dia Nacional da Conservação do Solo. A data remete à importância do tema e foi criada em 1989, com o objetivo de aprofundar os debates sobre a importância do solo como um dos fatores primordiais para a agropecuária e a necessidade de seu uso e manejo sustentáveis.

Em Jundiaí, os produtores rurais contam com diversos programas que incentivam as produções agrícolas e a manutenção da qualidade do solo. As ações desses programas são realizadas pelo Departamento de Agronegócio, junto a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT).

Dentre as iniciativas estão a doação (em parceria com a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos e o GERESOL) de cavaco, material vegetal picado, para a cobertura e proteção do solo das áreas produtivas, além dos programas de Monitoramento de Fertilidade do Solo, o Nascentes Jundiaí e o Pagamento por Serviços Ambiental (PSA).

“Jundiaí conta com políticas implementadas para o apoio e incentivo dos produtores rurais. Cuidar do solo é de extrema importância para garantir a produção não somente do ano vigente, como do futuro. A preocupação com a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento econômico sustentável faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que Jundiaí está alinhado”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado.

O produtor de uvas, Anderson Alex Tomasetto já recebeu a doação de cavaco e, recentemente, enviou amostra do solo para análise. “O cavaco é importante para a cobertura do solo com matéria orgânica, para manter a umidade do solo. Há duas semanas encaminhei amostra do solo para fazer a análise e estou no aguardo do retorno”, contou o produtor que ainda disse que os programas são importantes na ajuda para quem tem produção rural.

Os programas oferecidos pela UGAAT são gratuitos. “Há uma gama de programas que atendem diferentes necessidades do produtor rural. Orientamos que para conhecer mais, o produtor pode entrar no site do Agronegócio e também entrar em contato pelo telefone 4589-8581/8692/8872, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas”, avisa o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jundiaí
Fotos: Fotógrafos PMJ