CNH vencida na pandemia? Saiba o que fazer e como solicitar a renovação

Em 2020, muita gente viu sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencer durante a pandemia e não soube o que fazer. Com Detrans fechados em muitos estados, a dificuldade para resolver esse problema virou uma dor de cabeça. Mas, afinal, como resolver isso?

Antes de tudo, é preciso relembrar que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) permitiu que os motoristas com CNH vencida a partir do dia 19 de fevereiro de 2020 ficassem liberados para rodar sem qualquer punição.

Em dezembro do ano passado, o mesmo Contran criou uma resolução para que os documentos de habilitação vencidos em 2020 ganhassem mais um ano de validade. Com isso, a renovação das CNHs expiradas no período ocorrerão de forma gradual, de acordo com um cronograma estabelecido no documento.

Portanto, se a sua CNH venceu em março do ano passado, você tem até o final deste mês. E assim sucessivamente para todos os meses.

CNH vencida em 2021

As CNHs que vencem em 2021 terão o processo de renovação normal, ou seja, o motorista tem até um mês após a data de vencimento para dirigir de forma legal. Depois disso, somente com a habilitação renovada ele pode voltar a circular.