Escolas municipais de Várzea Paulista participarão do CPFL nas Escolas – Energia em Jogo

A Unidade Gestora de Educação da Prefeitura de Várzea Paulista firmou uma parceria com a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), o Instituto Crescer e a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para aplicar, pela primeira vez na cidade, como um projeto-piloto, a ação escolar CPFL nas Escolas – Energia em Jogo, ao longo deste ano. O projeto objetiva difundir uma cultura de eficiência energética e desenvolvimento sustentável. Por meio de diversas ações dos professores que serão capacitados e as ações ao longo do ano para alunos dos Anos IV e V do Ensino Fundamental de cinco escolas varzinas, a ideia é que os resultados possibilitem a mudança de hábitos de consumo de energia entre estudantes, educadores e famílias.

As escolas participantes são: Prof.ª Juvelita Pereira (Vila Real), Pref. João Aprilantti (Vila Santa Terezinha), Prof. Oswaldo Camargo Pires (Vila Tupi), São Miguel Arcanjo (Jardim América IV) e Prof. João Baptista Nalini (Jardim Buriti). Neste semestre, os professores receberão material didático e formação para trabalharem, no semestre seguinte, os vários conteúdos propostos pelos formadores, todos de acordo com a BNCC (Base Nacional Curricular Comum) e os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Os alunos vão receber livros e, enquanto houver necessidade do ensino remoto, terão acesso a conteúdos on-line do projeto. Os estudantes também contarão com um aplicativo e jogos, úteis para fixar o conhecimento recebido nas aulas, e visitarão estações itinerantes, caso haja como fazê-lo de forma segura contra a Covid-19.

Entre os resultados esperados, estão reconhecer os diferentes tipos de energia; argumentar em favor da necessidade de todos terem acesso à energia elétrica limpa e de baixo custo; e reconhecer e explicar os benefícios ambientais do uso de fontes limpas para gerar energia elétrica. “Trata-se de um projeto importante na vida dos alunos e de toda a comunidade, pois eles são multiplicadores do conhecimento recebido”, explica a diretora de Projetos Especiais da Unidade de Educação, Vani de Paula Martins.
O projeto prevê várias atividades de acordo com a fase do Plano São Paulo no qual se encontra o município. Há várias atividades previstas para serem feitas em casa, enquanto a fase não for a verde e os professores estarão capacitados para orientar os alunos nessas ações remotas.
Para mais informações sobre o projeto, acesse: www.cpflnasescolas.com.br/mural-de-historias/.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Várzea Paulista