Voluntários do Programa Mãos que Ajudam doam sangue na Colsan

Na manhã desta terça-feira, dia 6 de abril, antes das 7h30, o técnico de segurança eletrônica Leonardo da Silva Brito, de 33 anos já esperava o momento de fazer sua doação de sangue, na unidade da Colsan, em Jundiaí.

Unido a outros voluntários do Programa Mãos que Ajudam ele participa da campanha que visa contribuir com a reposição deste componente essencial à vida, no estoque do Banco de Sangue, responsável por abastecer hospitais da cidade.

No local, todas as normas sanitárias e de distanciamento são respeitadas nesse momento de pandemia para garantir a proteção de todos.

Voluntário Leonardo da Silva Brito realizando a doação de sangue.

Leonardo vê este como um gesto simples, mas entende que pode significar mais tempo de vida para alguém que precisa do sangue doado. “Aprendi que uma bolsa coletada beneficia até duas pessoas que necessitam da doação, então saio daqui satisfeito”.

A ação é realizada todos os anos e geralmente se concentra em apenas uma data, mas desta vez, segundo Roger de Melo, coordenador do projeto, para evitar aglomerações naquele espaço, a presença dos voluntários na Colsan foi dividida em dias diferentes da semana, a começar nesta segunda, dia 5 de abril, encerrando no sábado, dia 10.

Aos 54 anos, Marta Regina Andrez, técnica de enfermagem disse que está feliz por ser voluntária no projeto. “Me alegro em poder servir as pessoas no momento em que mais precisam, que é quando ficam doentes. Também sou grata por auxiliar o Banco de Sangue nesse trabalho”.

Dessa forma, tanto Leonardo quanto Marta esperam também incentivar outras pessoas a doarem sangue. A Colsan atende de segunda a sábado, das 7h30 às 12h30, na rua XV de Novembro, 1848 – Vila Municipal.

Serviço: Para doar sangue são necessários os seguintes requisitos:

Ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde, se alimentar bem e de forma saudável antes da doação e levar documento com foto. Menores de 18 anos podem doar se estiverem acompanhados dos pais ou então, mediante assinatura do responsável reconhecida em cartório.

O Programa

O Mãos que Ajudam existe desde 2001. É um programa de voluntariado e ajuda humanitária, com o objetivo de atender algumas demandas na sociedade, em parceria com outras organizações civis, instituições religiosas e poder público. Inúmeros projetos como doação de kits para bebês, limpeza de praias e praças públicas, pequenas reformas e pinturas em escolas públicas já foram desenvolvidos em Jundiaí e todo o Brasil.

Mais informações com Roger de Melo, coordenador do Projeto em Jundiaí ou na Colsan, pelo telefone (11) 4521-0405 e 4521-4025.

Texto: Janete Monteiro Garcia

One thought on “Voluntários do Programa Mãos que Ajudam doam sangue na Colsan

  1. Parabéns aos voluntários e que este exemplo seja seguido. A maior doação é doar um pouco de si mesmo.

Comments are closed.