Unidade de Desenvolvimento Social vai capacitar conselheiros tutelares em Várzea Paulista

Os dez conselheiros tutelares de Várzea Paulista (cinco titulares e cinco suplentes) receberão em breve uma capacitação on-line, fornecida pela Unidade Gestora de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Várzea Paulista. A crise social e econômica atual do país, agravada, entre outros motivos, pela pandemia, aumentou significativamente a demanda pelos serviços dos Conselhos Tutelares, cuja missão é zelar pelos direitos da criança e do adolescente, e Várzea Paulista não é diferente. O objetivo dos encontros de formação on-line, em fase final de preparação, é capacitar os conselheiros para exercer bem seu papel de fortalecer a democracia participativa, em um momento desafiador.

A capacitação será fundamental para qualificar os membros do Conselho Tutelar varzino à correta acolhida, orientação, aconselhamento, requisição de serviços, monitoramento dos casos, fiscalização, além da articulação e comunicação com os diferentes órgãos que constituem o sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente.

O Conselho Tutelar fica na Rua São José, 165 – Vila São José. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, pelo telefone 4596-8555. Em situações emergenciais, o Conselho Tutelar pode ser acionado, a qualquer hora, todos os dias, pela GCM (Guarda Civil Municipal) de Várzea Paulista, que atende pelos números 153 ou 4596-7744; ou pela Delegacia Civil da cidade, no número 4606-1431.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Várzea Paulista