Prefeito apresenta Programa Jundiaí Cidade Inteligente em encontro virtual

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, apresentou como palestrante as inovações e avanços de Jundiaí no Smart City Business Meeting, evento que reuniu CEOs de diferentes empresas de tecnologia e discutiu projetos e soluções para cidades inteligentes. O encontro virtual foi realizado pelo Instituto Smart City Business America e contou com a participação do gestor de Governo e Finanças de Jundiaí, José Antonio Parimoschi, o diretor presidente da Cijun, Amauri Marquezi, e o gestor-adjunto de Governo, Jones H. Martins.

“Jundiaí é uma cidade privilegiada, a sétima economia do Estado e a 17ª do país. Jundiaí é um pedaço do Brasil que deu certo”, observou o prefeito aos participantes, sempre ancorado em números de projetos inovadores. “Buscamos implementar políticas de Estado, políticas que tenham sequência mesmo com a mudança dos governos. No caso de Jundiaí, estamos trabalhando para sua internacionalização através do Programa Jundiaí Cidade Inteligente.”

Entre dados e investimentos, Luiz Fernando abordou o modelo inovador adotado pelo governo para gestão da Prefeitura, com Plataformas de Gestão; a instalação de um cinturão de fibra ótica na cidade; a instalação de wi-fi público e câmeras de monitoramento – incluindo no transporte público – em diferentes espaços públicos; o site Observatório Jundiaí, que traz mais de 300 indicadores do município; o investimento no ensino da língua inglesa e do empreendedorismo nas escolas; entre outros.

“Jundiaí está de olho no futuro, se transformando em uma cidade inteligente, e por isso um encontro como esse, com tantos profissionais de ponta na área de tecnologia, ajuda a consolidar nossas posições estratégicas sobre o tema. A troca de experiências realizada permite aferir claramente que estamos no caminho certo”, declarou o gestor Parimoschi. “O nosso presente está alinhado com o futuro, que começamos a construir a partir da Agenda Jundiaí 2050.”

“A cidade tem investido continuamente em sistemas inteligentes que atendem a gestão pública e o cidadão, sendo nosso APP Jundiaí um ótimo exemplo”, explicou o diretor presidente da Cijun, Amauri Marquezi. “Na reunião, percebemos que nosso município fala a mesma língua de grandes corporações quando o assunto em questão é tecnologia e inovação.”

“Nessa apresentação pudemos constatar que Jundiaí está avançada em muitas questões que envolvem tecnologia. Para nós, com tantos representantes de empresas aqui, é importante conhecer esse trabalho que ocorre na cidade”, afirmou o presidente global do Instituto Smart City Business America e coordenador do encontro, Leopoldo Albuquerque.

Os convidados e debatedores abordaram diferentes soluções para as áreas de educação, georreferenciamento, inteligência artificial, internet das coisas, zeladoria municipal, transporte público, plataformas tecnológicas, integração de sistemas, entre outras.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jundiaí
Foto: Fotógrafo PMJ