Festas clandestinas em chácaras são flagradas com ajuda de drones

As equipes da Unidade Gestora de Segurança Pública e Guarda Civil Municipal flagraram na tarde de ontem (27) duas chácaras no bairro da Gauchinha, em Várzea Paulista, com aglomeração. Os proprietários foram orientados e encerram as atividades.

“Num primeiro momento o objetivo é orientar e conscientizar sobre os riscos de aglomerações e possível contágio, mas em caso de reincidência, os responsáveis por promover aglomerações poderão ser autuados pelo artigo 268 do código penal, podendo serem presos em flagrante. Mas não tivemos problemas, os proprietários entenderam e respeitaram a ordem.” Disse o Gestor Executivo de Segurança Pública, Dr. Ricardo Rodrigues.

O drone é mais uma importante ferramenta tecnológica na fiscalização contra aglomerações. “Com o drone podemos visualizar e registrar concentração de pessoas e com isso ter o subsídio necessário para autuar os responsáveis, se necessário. A tecnologia amplia nossa visão e nossa capacidade de fiscalização. Esse foi só o começo, as operações vão continuar, ainda mais nos feriados da semana santa. Esperamos não ter nenhuma ocorrência, mas contamos com a colaboração dos cidadãos e a consciência de que as festas podem esperar até tudo isso passar.” Completou Dr. Ricardo.

As operações com drone podem acontecer a qualquer momento e em qualquer lugar. A Prefeitura orienta a não promover churrascos e reuniões, mesmo familiares, pois, segundo dados da UCC, Unidade de Combate ao Coronavírus, o maior índice de contaminações ocorre nessas festas, conforme relatos dos próprios pacientes atendidos.

Fonte: Prefeitura de Várzea Paulista