Cantor e compositor de Jundiaí, Ganga marca presença no Sons da Terra desta sexta (26)

O palco virtual do Sons da Terra, projeto musical do Sesc Jundiaí, recebe nesta sexta, 26, o cantor e compositor jundiaiense Tom Chico, conhecido artisticamente como Ganga. Em sua canção autoral “Mete o Pé”, ele compartilha com o público um pouco do dia a dia na comunidade onde morava, trazendo elementos emblemáticos como a movimentação das crianças e dos adolescentes andando de mobilete, soltando pipa e a influência de movimentos artísticos como Samba, Rap e Funk. Além de abordar seu papel social como artista e seus objetivos no caminho da arte. O trabalho pode ser conferido a partir das 20h, nas redes do Sesc (Instagram Facebook Twitter Youtube).

Ganga se apresenta nesta ocasião ao lado do Síncope Trio, formado e idealizado por Thayron Lima (guitarra) e os integrantes Vinicius Teixeira (bateria) e Thiago Damásio (baixo), além disso vai contar com a participação especial de músicos que fazem parte da sua história e trajetória em Tatuí e Jundiaí, Glauber Mariano (percussão) e Dô de Carvalho (saxofone e flautas), que vêm agregar a linguagem do jazz, blues, funk, reggae e soul em sua obra, sem abrir mão da proposta inicial da música popular brasileira.

Tom Chico explica que o nome Ganga tem sua origem na língua Iorubá, o seu significado quer dizer mestre, rei, líder, um status hierárquico. Um exemplo histórico é o Ganga Zumba, o primeiro líder do quilombo dos palmares antecessor e tio de Zumbi dos Palmares, governando entre 1670 e 1678. A escolha do nome Ganga partiu de Chico, que viu na palavra a imagem perfeita para a estética da sua arte, a busca por uma música que resgate os valores da música regional brasileira com suas matrizes na música africana.

Sons da Terra

Lançado em 11 de setembro de 2020, o projeto musical Sons da Terra busca colocar em evidência compositores e intérpretes ligados à cidade de Jundiaí. Toda sexta-feira, às 20h, um novo artista tem a oportunidade de brindar o público com uma música de seu trabalho autoral.

SONS DA TERRA

Novas apresentações: toda sexta, às 20h,

Onde assistir: nas redes do @sescjundiai de sua preferência

Sesc na quarentena

Paralelo à retomada gradual de alguns serviços presenciais, a instituição segue oferecendo um conjunto de iniciativas on-line, que garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sesc Jundiaí