Pais e professores aprovam nova plataforma de ensino remoto em Louveira

A semana começou de forma bem diferente para os 6 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Louveira. Após mais de um ano sem contato com professores e colegas de classe, os estudantes do Ensino Infantil e Fundamental iniciaram, entre segunda (22) e terça-feira (23), os estudos em salas de aulas virtuais, viabilizadas pela plataforma Louveira Educa. O novo sistema foi contrato pela Prefeitura para garantir mais dinamismo e qualidade ao ensino remoto imposto pela pandemia de coronavírus.

Para garantir assistência técnica a todos os alunos nos primeiros dias de uso da nova plataforma, a Secretaria de Educação está iniciando as aulas pelo Louveira Educa de forma gradativa, seguindo um cronograma (veja abaixo) preparado para facilitar a adaptação ao sistema.

A previsão é de que as turmas sigam a grade de aulas estipulada pelo cronograma pelo menos durante as duas primeiras semanas.

Ensino Fundamental 
As aulas para os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental tiveram início na segunda-feira (22). Para Julia Scaglione Pincelli, que cursa o 4º ano na EMEF Odilon Leite Ferraz, rever os colegas, assistir aulas e ter a chance de tirar dúvidas com os professores em tempo real, mesmo que virtualmente, foi motivo de grande alegria.

Mas, não foram só os alunos que comemoraram a novidade. A mãe de Júlia, Aline Scaglione Pincelli, ressalta que a nova plataforma representa o início de um novo momento para as crianças, que desde o início da pandemia tiveram suas rotinas de estudos totalmente alteradas.  “Foi revigorante. É um grande alívio em poder ter esse novo contato. As crianças estão amando”, afirmou.

Francisca Lúcia Rodrigues Cardoso, professora do 5° ano da EMEF José Pereira Dutra, conta que o primeiro dia foi cheio de expectativas e ansiedade. “Estava preocupada, mas gostei muito da experiência. Foi muito bom perceber no rosto dos alunos como eles estavam contentes, e falando que estavam gostando daquele momento”, disse a educadora.

A coordenadora da EMEF Angelo Argenton Filho, Lucimar Aparecida Gobi dos Santos, conta que as professoras ficaram muito satisfeitas. “Elas gostaram muito da experiência e ficaram contentes com o número de acessos. Tivemos alguns alunos que não conseguiram acessar, mas entramos em contato para oferecer o suporte necessário. Aproveito para agradecer a todos pelo empenho e dedicação”.

1º Ano e Ensino Infantil
Seguindo o cronograma da Secretaria de Educação, as aulas do 1º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Infantil (2ª a 5ª Fase) tiveram início na terça-feira (23).

A pequena Lorena Ferreira Consolin Silva, que cursa a Fase 2 no Ceci Pica-Pau Amarelo, participou da aula online acompanhada pela avó, Michelle Ferreira. “Ela amou tudo. Foi maravilhoso poder fazer as atividades com acompanhamento da professora. A Prefeitura está de parabéns. A plataforma é ótima, não travou nenhuma vez”, celebra Michelle.

A professora da Fase 2 da EMEI Prefeito Nicolau Finamore, Edinelia Rocha de Azevedo  Silva, descreveu a experiência com grande alegria. “Foi tão emocionante, uma criança pegou seu trator pra mostrar para as professoras. Uma outra falou que ama as duas professoras que ela tem. Ficamos realmente muito felizes por voltar a ter esse contato com elas”.

Louveira Educa
O novo sistema, que pode ser acessado pelo site www.louveiraeduca.com.br, permite que os estudantes tenham acesso a aulas ao vivo, dadas pelos seus próprios professores, sem que tenham que sair de suas casas. Nas aulas, os alunos podem interagir com os professores, fazer perguntas e até ouvir comentários dos colegas.

Enquanto os estudantes dos CECIs e do Ensino Fundamental já estão tendo aulas ao vivo, os pais ou responsáveis de alunos matriculados nos CECOINs terão seus próprios logins para ter acessar a atividades e comunicados da Secretaria de Educação.

Para as famílias que não têm acesso à internet, a Secretaria de Educação vai continuar entregando as atividades nas escolas.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Louveira