Jundiaí participa de programa internacional City Possible em parceria com a Mastercard

Jundiaí oficializa, em evento virtual nesta quarta-feira (24), a sua participação no programa City Possible, iniciativa global da Mastercard que busca o desenvolvimento de um futuro urbano mais inclusivo, sustentável e eficiente, estabelecendo um novo modelo de engajamento e integração entre os participantes.

A rede global de parceiros, tecnologias inovadoras e insights de mercados do City Possible pode contribuir com os governos locais no desenvolvimento de cidades mais conectadas, tornando-as mais inclusivas, eficientes e mais responsivas às necessidades do cidadão. No Brasil, dez cidades já fazem parte da rede: Curitiba, Guarulhos, Itu, Juazeiro do Norte, Madre de Deus, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Registro, Santo André e São Caetano do Sul. Globalmente, participam cidades como Los Angeles, Londres, Dublin e Buenos Aires, dentre outras.

“Entendemos que parcerias como essa aceleram nossos planos de internacionalizar a cidade e permitem com que possamos trocar experiências sobre projetos de desenvolvimento com importantes cidades do mundo todo”, afirma o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado. “Uma de nossas metas é implantar serviços no conceito de ‘smart city’, ou seja, tornar nossa cidade mais inteligente e conectada, uma cidade que olha para o futuro mas que oferece serviços de qualidade para o cidadão no presente.”

“A Mastercard, como empresa de tecnologia em meios de pagamento, apoia governos ao redor do mundo, na introdução de  soluções para melhorar a qualidade de vida nas cidades”, diz Fernanda Caraballo, Diretora de Engajamento com Governo. “A entrada de novas cidades brasileiras no programa é um passo muito importante para a digitalização e desenvolvimento da nossa economia local, além de permitir a expansão da nossa rede em prol de sistemas mais sustentáveis para todos.”, finaliza a executiva.

A parceria teve apoio da Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças e só foi possível graças a uma lei municipal (de nº 8.901) que foi aprovada em 2018 e que permite essas conexões, além da doação de bens e serviços. Um Termo de Cooperação foi assinado pela empresa e Prefeitura para a adesão da cidade no City Possible.

“Com essa cooperação, todos ganham: o setor público, que usa a inovação para melhor servir à população; o setor privado, que pode desenvolver projetos colaborativos e gerar mais valor agregado; e o cidadão, na ponta, que passa a ter uma cidade ainda melhor para viver e se desenvolver”, observa o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Trata-se de uma parceria única, sem ônus ao Município, com possibilidade de instalação de Centros de Co-Desenvolvimento Urbano, cujo foco é formar modelos de soluções que podem ser reproduzidos em qualquer parte do mundo. Essa união de forças vem ao encontro do trabalho que já vem sendo desenvolvido em Jundiaí, que figura na 8º posição na sexta edição do ranking Connected Smart Cities 2020, entre as cidades com até 500 mil habitantes.

Dentro do programa City Possible, o município integrará a rede global e será convidado a participar de relevantes programas como eventos da indústria, conferências e workshops. Também terá acesso a conteúdos e materiais de pesquisas estratégicas de parceiros acadêmicos do programa, em várias disciplinas, com a oportunidade de propor tópicos para novos estudos e avaliações adicionais, usufruindo do know-how e experiência de empreendedores, tecnólogos e outros profissionais membros da rede City Possible.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jundiaí 
Foto: Fotógrafo PMJ