Os equipamentos foram adquiridos por meio de solicitação protocolada junto ao Ministério da Saúde. A conquista faz parte de um plano de ações, que incluem aumento de leitos e parcerias intermunicipais
O prefeito de Várzea Paulista, professor Rodolfo Braga, esteve na última segunda-feira (22), na Unidade de Combate ao Coronavírus (UCC), para acompanhar a chegada de dois novos respiradores. A aquisição dos aparelhos é resultado de uma parceria entre o prefeito, o vereador Adriano de Cássio Pavan (Adranin) , o deputado federal Marcio Alvino e o Ministério da Saúde. O feito faz parte de um plano de ações que incluem o aumento de leitos municipais, de 7 para 21, entre outras medidas.
“Primeiro, quero agradecer o vereador Adrianinho por esse trabalho, pois ele foi responsável por protocolar o pedido em Brasília. Nossa gestão está trabalhando dia e noite no combate ao avanço do Coronavírus. As últimas semanas estão sendo difíceis, já que o número de casos aumentou sensivelmente. Nosso plano de vacinação vem se mostrando eficaz, exemplo regional, contudo, em paralelo a esse trabalho, aumentamos de 7 para 21 o número de leitos de enfermaria na cidade. Além disso, estamos trabalhando em parceria com os municípios vizinhos no intuito de ampliarmos as ofertas de leitos UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para região. Fui até os governos estadual e federal em busca de maior amparo, priorizamos as campanhas de conscientização e prevenção junto a população, estamos realizando operações de fiscalização em toda cidade, enfim, há o movimento no sentido de diminuirmos a curva de contágio, que nos últimos dias cresceu de forma assustadora. A chegada dos respiradores serve de alento para todos nós e deve ser comemorada, pois aumenta nossas chances de salvar mais vidas. É importante dizer que o hospital Dr. Alcípio conta hoje com três pacientes entubados, ou seja, fazendo uso de ventilação mecânica. Vamos continuar lutando até vencermos essa doença”, afirma o prefeito professor Rodolfo.
Para o gestor municipal de Saúde, André Silva de Oliveira, a chegada dos novos respiradores premia o trabalho não apenas da sua unidade gestora, mas também o empenho e a coletividade de toda uma administração. “Estamos trabalhando exaustivamente para vencermos essa batalha e isso (chegada dos aparelhos) premia o esforço de toda uma equipe, de toda uma administração focada no bem estar das pessoas. Os respiradores serão utilizados nos leitos de retaguarda para a Covid, para os pacientes críticos que aguardam transferência para leitos de UTI. Hoje os leitos de enfermaria disponíveis com a ampliação já estão com 90% de ocupação. A luta é difícil, pois o número de pacientes que buscam atendimento na UCC aumentou 90% em um mês. O crescimento de casos em crianças e jovens também chama a atenção dos especialistas. Por isso, mais do que nunca recomendamos que a população fique em casa e não promova reuniões, mesmo em pequenos grupos”, pede o gestor.
Nos primeiros 15 dias de fevereiro foram atendidas na UCC de Várzea Paulista 724 pessoas, no mesmo período de março, o número saltou para 1.378.
Fonte: Assessoria de Imprensa Várzea Paulista