Policiais resgatam 29 cães da raça Malamute-do-Alaska de canil clandestino

Policiais militares ambientais do 2º Pelotão, da 4ª Cia, do 1° Batalhão estouraram na tarde desta segunda-feira (22), um canil clandestino de cães da raça Malamute-do-Alaska, com 29 animais em situação de maus-tratos, inclusive sem qualquer higiene sanitária e sanitizada.

A responsável pelo local recebeu multa (através de auto de infração ambiental) no valor de R$ 87 mil, além de que terá seu caso encaminhado à Polícia Civil para investigação na esfera criminal.

A operação, que ocorreu no bairro do Portão, em Atibaia-SP, contou com participação da equipe municipal de Vigilância Sanitária e Coordenadoria de Animais, além da Perícia Técnica.

Segundo o tenente Bravo, comandante do 2º Pelotão, “a ação foi em cumprimento a solicitação, através de denúncia sobre maus-tratos a animais domésticos”, disse ele. No local constatamos um canil clandestino com 29 cães de raça, sem qualquer condições de higiene; local insalubre; armazenamento dos sacos de ração num ambiente fechado e escuro, com risco a contaminação; alimentação e água escassa; e forte cheiro de fezes espalhados por toda residência e área externa de chão batido, com mato”, comentou ele.

Os animais foram recolhidos e, por ordem da delegacia, encaminhados para um abrigo em São José dos Campos.

Com informações do jornalista Fábio Estevam do  @noticiaanimal