Foi pensando em ajudar quem mais precisa que Maria Antonieta Missi Barbin, de 71 anos, decidiu comprar cestas básicas de alimentos não perecíveis. “Com a pandemia, há muitas famílias que perderam o emprego e precisam de ajuda. Deste modo, durante uma conversa, meu marido e eu optamos fazer alguma coisa para amenizar o sofrimento destas pessoas”, explicou ela.
A doação realizada pela aposentada foi direcionada à Campanha Permanente de Solidariedade do Fundo Social de Jundiaí. Esta iniciativa de arrecadação já era promovida pelo Funss e, com a pandemia, passou a reforçar as demais ações da Prefeitura no combate à doença e seus reflexos socioeconômicos.
“Vivemos um momento muito difícil e, por isso, reforço que toda ajuda é bem-vinda. Não importa a quantidade, se é um quilo ou um fardo. Acreditamos que, se cada um fizer a sua parte, seremos ainda mais fortes”, afirmou Vanessa Machado, presidente do Fundo Social.
Além dos alimentos não perecíveis, dentro do prazo de validade, a Campanha Permanente também arrecada leite longa vida e em pó; fraldas infantis e geriátricas; absorventes higiênicos descartáveis; água mineral; roupas, calçados e toalhas de banho; produtos de limpeza e de higiene pessoal; ração para animais; e saco de lixo. Todas as doações encaminhadas ao Funss passam por um processo de triagem. Itens com prazo de validade vencido ou em embalagens avariadas, bem como vestuários e calçados sem condições de uso, são descartados.
A partir da colaboração da população, o Fundo Social atende as mais de 130 entidades que desenvolvem ações sociais para crianças, jovens, adultos e idosos, bem como pessoas em situação de rua. Estas instituições possuem cadastro atualizado na unidade. Já o atendimento direto ao munícipe é realizado pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), da Prefeitura de Jundiaí, por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).
O Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí fica dentro do Parque da Uva, com acesso pela avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, portão 03, bairro Anhangabaú. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações pelos telefones: (11) 4521-2762, 4521-2929 e 4521-6833.
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jundiaí
Fotógrafo PMJ