AUJ discute medidas para aumentar o isolamento e ações de Saúde

Realizada de forma virtual nesta quinta-feira (18), na reunião entre o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, presidente da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ), e os chefes do Executivo dos demais municípios integrantes do bloco foram debatidas medidas adicionais para o enfrentamento da pandemia. Entre os tópicos tratados estão ações para elevar a taxa de isolamento na região, criação de mais leitos exclusivos para o tratamento COVID-19, além de retomar as ações para a criação de consórcio entre as cidades, fortalecendo as iniciativas.

“Nossa região é interligada tendo Jundiaí como o polo referencial tanto para Saúde como para outros setores. Os reflexos da pandemia são sentidos em todos os municípios e as ações devem ser tomadas em conjunto para o fortalecimento do enfrentamento. O foco do encontro foi apresentar as situações de cada cidade, as oportunidades e encaminhar estratégias em conjunto no sentido de ampliar a taxa de isolamento social, criar mais leitos e avançar com a proposta de uma região consorciada de Saúde”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.

Durante o encontro, foi feita apresentação de dados sobre o cenário epidemiológico do gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera. Na quarta-feira (17), Jundiaí bateu novo recorde de internações por COVID-19, com 394 leitos entre públicos e privados sendo ocupados por pessoas de Jundiaí, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Louveira e Várzea Paulista. O número é 59% maior que o registrado no pior dia da pandemia registrado no ano passado, quando 247 pessoas ocupavam os leitos.

O encaminhamento imediato determinado pelos prefeitos é direcionado para a adoção de medidas que ampliem a taxa de isolamento nas cidades. “A fiscalização e a orientação à população são essenciais para que seja possível o avanço no combate ao vírus. Jundiaí é uma cidade industrializada, com setores de primeira necessidade, que abastecem o Brasil ou o Mundo. A conscientização para o cumprimento dos regramentos é ferramenta essencial para evitar mais pressão nos sistemas de saúde”, destaca.

Leitos
A possibilidade de criação de mais leitos também foi debatida durante o encontro. O Hospital São Vicente de Paulo (HSV) que é a referência em atendimento COVID-19 para o Sistema Único de Saúde (SUS) de alta complexidade para a região, tem a capacidade de abertura de outros 29 leitos dedicados à COVID-19, desde que o Hospital Regional (HR) comporte todos os demais atendimentos do HSV.

Campo Limpo Paulista apresentou a estrutura do Hospital de Clínicas da cidade para o reforço ao atendimento COVID-19, a partir de convênios com as demais cidades e alocações de atendimentos que hoje são direcionados para lá como partos de Jarinu e de Várzea Paulista. A alternativa estaria alinhada à criação do consórcio intercidades da AUJ, tema que foi discutido anteriormente. De acordo com o gestor da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC) Gustavo Leopoldo Caserta Maryssael de Campos, o trâmite é simples, a partir da Câmara de cada cidade.

Para o gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, o consórcio entre as cidades é medida que reforçará o peso da região em relação às solicitações junto ao Governo do Estado. “Instrumentalizados, a região terá ganhos consistentes e significativo em qualidade, unidos em torno de um objetivo comum”, destacou.

Participaram da reunião os prefeitos de Campo Limpo Paulista, Luiz Braz, Cabreúva, Antonio Carlos Mangini, de Jarinu, Débora Prado, de Itupeva, Marcos Marchi e o vice Alexandre Mustafa, de Louveira, Estanislau Steck e de Várzea Paulista, Rodolfo Braga.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Fotos: Fotógrafos PMJ