Projeto Sons da Terra recebe o trio de música popular brasileira ‘Velhafala’ nesta sexta às 20h

Banda de Jundiaí, originalmente nascida para fazer Tributo ao Clube da Esquina, apresenta a música autoral “Aquele Futuro”, que fala de amor, esperança e dias melhores

Nesta sexta (12), às 20h, o trio experimental de música popular brasileira, Velhafala, formado em Jundiaí, ganha as redes do Sesc (Instagram Facebook Twitter Youtube), trazendo música autoral à programação do Sons da Terra.  A canção escolhida é “Aquele Futuro”, faixa que embora não seja um reggae característico, traz alguns elementos marcantes deste estilo, bem como da música afro-cubana e até uma pitada de um ritmo brasileiro não tão difundido atualmente, o Jongo.

Formado em 2018 na cidade de Jundiaí/SP, o grupo seria originalmente somente um projeto de Tributo ao Clube da Esquina, para se apresentar em bares e eventos na região. No decorrer dos ensaios, o baterista Rogério Silvestroni apresentou algumas composições suas para o cantor/guitarrista/violinista Bentivi Bents, que se identificou

muito, e assim começou a tomar forma o novo trabalho, agora autoral. Para o contrabaixo convidaram um velho conhecido, com quem ambos já haviam trabalhado anteriormente, Rodrigo Moog.

O nome Velhafala foi extraído do livro 1984, de George Orwell. O som da banda pode ser definido basicamente como MPB. O movimento do Clube da Esquina, A Cor do Som, Mutantes, Gil, Caetano, Itamar Assumpção, Chico Buarque e Paralamas, entre outros, são grandes influências no trabalho do grupo, que traz ainda outras referências, como os Beatles, o rock progressivo dos anos 70, o jazz fusion e o reggae.

O EP de estréia, ‘O Mundo daqui e o de lá’, foi lançado em março deste ano e encontra-se disponível em todas as plataformas de streaming. São 5 músicas, em que os ritmos brasileiros se misturam a violinos, guitarras, pianos elétricos e sintetizadores (nessas gravações os teclados ficaram a cargo do baterista Rogério), costurados por uma cozinha de baixo e bateria, ora colados um no outro, em elaborados grooves, e em outros momentos com uma linguagem mais free e jazzística. As letras falam de forma poética sobre experiências pessoais, natureza e desmatamento, referências ao espiritismo e algumas críticas sociais, entre outros assuntos. Após esse EP, a banda lançou ainda mais dois singles, “Tarrafas” e “Prenúncio”. O trio está trabalhando agora na fase final das gravações de um novo trabalho.

Sons da Terra

Lançado em 11 de setembro de 2020, o projeto musical Sons da Terra busca colocar em evidência compositores e intérpretes ligados à cidade de Jundiaí. Toda sexta-feira, às 20h, um novo artista tem a oportunidade de brindar o público com uma música de seu trabalho autoral.

SONS DA TERRA

Novas apresentações: toda sexta, às 20h,

Onde assistir: nas redes do @sescjundiai de sua preferência

Sesc na quarentena

Paralelo à retomada gradual de alguns serviços presenciais, a instituição segue oferecendo um conjunto de iniciativas on-line, que garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita.

Assessoria de Imprensa Sesc Jundiaí