O médico clínico e cardiologista Ricardo Cairo trabalha desde o início da pandemia na linha de frente contra a Covid-19, em um hospital particular de Sorocaba (SP). Depois de um ano e centenas de pacientes tratados, a nova onda de internações de pessoas mais jovens preocupa o profissional.
“Muito angustiante. As pessoas muitas vezes não dão a real importância às medidas de isolamento, uso de máscara e álcool gel. Parece que estão todos cansados dessa situação, porém a guerra ainda não terminou”, alerta.
Segundo Cairo, o número de pacientes sem doenças preexistentes e a gravidade do quadro clínico chamam a atenção. A rotina com leitos lotados aumentou nas duas últimas semanas.
“O que chama a atenção é que os pacientes chegam mais graves e com evolução pior. O paciente com pneumonia viral causada pela Covid requer muita supervisão e uma equipe grande para os cuidados. São fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e assistente social.”
A cidade registrou aumento do número de recuperados da Covid-19, no domingo (7), chegando ao total de 35.209. Os casos confirmados com a doença passaram de 36.429 para 36.472 na cidade.
A cidade apresentou queda do número de pessoas com suspeita de contaminação pelo Coronavírus e que aguardam resultados, de 1.023 para 917.
Fonte: G1