O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é um serviço socioassistencial do município de Itupeva, que oferta atendimento a pessoas que tiveram seus direitos violados ou ameaçados, incluindo casos de mulheres em situação de violência doméstica.
Trata-se de um serviço que está inserido na política de Assistência Social, garantido através de diversas leis.
E, dentro deste contexto, o CREAS desenvolve, anualmente, além de atendimentos individuais e em grupo, ações e campanhas voltadas para a conscientização a respeito do tema da violência doméstica contra as mulheres.
Neste ano, em decorrência da pandemia do Coronavírus, as ações serão realizadas por meio das redes sociais e da distribuição de material informativo nos equipamentos públicos do município. “Nosso intuito é conscientizar à população quanto aos serviços oferecidos pelo CREAS, inclusive, neste período de pandemia, considerando que as denúncias do Disque 100 apontam um aumento de 40% em casos de violência contra a mulher no Brasil”, afirmou Ivana Ribeiro, que atua como coordenadora de Serviços do CREAS.
Com foco na prevenção e na conscientização, a campanha do Dia Internacional da Mulher – 8 de março – terá como tema principal a garantia de direitos às mulheres, a partir do slogan ‘Não queremos flores’.
A data mobiliza ações em todo o mundo e, em Itupeva, o propósito é lembrar as conquistas das mulheres e também ressaltar que ainda há muito a ser conquistado, como: igualdade salarial, representação política, respeito, efetivação de direitos, entre outros.
Serviços – O CREAS funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Endereço: rua Professora Deolinda Silveira de Camargo, 55, no Jardim São Vicente. Para mais informações: (11) 4496-9681.
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Itupeva