Para a diminuição de acidentes de trânsito, Jundiaí adere ao programa Laço Amarelo

Em agenda virtual na manhã desta terça-feira (02), a Prefeitura de Jundiaí fez a adesão ao Programa Laço Amarelo, voltado para reduzir acidentes de trânsito investindo na educação dos motoristas da cidade. Para tanto, o programa une-se ao município para a criação de um trabalho conjunto, com a implantação de ações educativas, levantamento de dados e diagnósticos da mobilidade municipal.

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, participou da agenda virtual e lembrou que a educação no trânsito ainda é um desafio. “Ainda há pessoas que não param seus veículos quando um pedestre coloca o pé na faixa”, afirma o prefeito. “Jundiaí tem se destacado nacionalmente, com índices positivos, e recentemente foi eleita a segunda melhor cidade do Brasil e a primeira do Estado pela consultoria Macroplan. No entanto, sabemos que ainda temos desafios e que precisamos superá-los, como é o caso das mortes no trânsito.”

O Programa Laço Amarelo é desenvolvido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, organização social nascida há dez anos e idealizadora da campanha Maio Amarelo.

O diretor-presidente do Observatório, José Aurelio Ramalho, explica que o programa Laço Amarelo está em 25 cidades brasileiras e tem obtido resultados positivos na diminuição dos acidentes nesses municípios de atuação. “Nossos projetos estão alinhados à Agenda Regulatória do Denatran e às Metas Globais de Desempenho na Segurança do Trânsito 2020-2030.” Segundo ele, com a adesão ao programa Jundiaí receberá diferentes plataformas que permitirão, a partir da aplicação de dados, saber quais são os pontos mais críticos do trânsito e assim nortear as ações pontuais de melhoria, como campanhas educativas.

O gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz, afirma que a educação no trânsito é essencial e por isso merece investimentos. “Parcerias como essa são muito importantes para melhorar a educação no trânsito e assim reduzir acidentes”, declara. “Estamos falando aqui de uma questão de comportamento das pessoas.”

O prefeito Luiz Fernando lembrou os participantes da agenda de adesão que Jundiaí instituiu um Comitê das Crianças, ligado ao Programa Cidade das Crianças, e que um dos pedidos apresentados por seus membros foi justamente um trânsito mais seguro para a cidade. “As melhorias no trânsito precisam ser pensadas também com foco nas crianças, para que o deslocamento e a convivência delas sejam sempre os melhores”, finalizou o chefe do Executivo.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jundiaí
Foto: fotógrafo PMJ