Mais de 80 animais são castrados pelo Debea em Jundiaí

 

Oitenta e dois gatos e cães passaram pelo mutirão de castração realizado na manhã desta sexta-feira (26) na ação promovida pela Departamento de Bem-Estar Animal de Jundiaí (Debea), órgão da Unidade de Gestão de Planejamento e Meio Ambiente (UGPUMA).

As cirurgias são gratuitas e oferecidas com o objetivo de promover o controle populacional dos animais, além de prolongar a vida e minimizar o surgimento de futuros problemas de saúde.

A diretora do departamento, Daniela Araújo Passos, comenta que a ideia é promover diversos mutirões durante o ano, sendo que cada um tem a capacidade de atender aproximadamente 100 animais. “Além da castração, os cães e gatos também recebem microchip para controle populacional, por meio da identificação do animal e do tutor”, comenta.

Juliana Michele Facci é moradora do Jardim São Camilo e levou as três gatas fêmeas para fazer a castração. “Tenho quatro gatos e dois cachorros. Hoje trouxe as fêmeas, mas vou trazer o gato macho e os cachorros para que eles passem pela castração em breve. Essa ação é muito importante porque é complicado levar em uma clínica particular por conta do custo do procedimento”, conta Juliana.

Cadastro
Para participar do mutirão de castração do Debea, os tutores podem fazer o cadastro no site da Prefeitura de Jundiaí ou pelo aplicativo de celular APP Jundiaí, no link serviço Cadastro de Animais para Castração.

A inscrição pode ser tanto para cães como gatos, com idade entre três meses e oito anos e com mais de um quilo de peso.

Após o cadastro, o tutor deve acompanhar o avanço da inscrição. O Departamento faz o contato telefônico para confirmar a inscrição. O agendamento para a cirurgia leva em consideração o número de vagas disponíveis, assim como os critérios epidemiológicos estabelecidos pelo órgão.

O Debea divulga a lista com o nome dos inscritos no site da Prefeitura de Jundiaí, que é atualizada bimestralmente.

Somente em 2020, o Debea promoveu 3.421 castrações, sendo 1.599 cães e 1.822 gatos.

One thought on “Mais de 80 animais são castrados pelo Debea em Jundiaí

Comments are closed.