Os 24 alunos que passam pelo curso de formação de guardas pela Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) realizaram, ao longo de toda esta quinta-feira (25), um simulado prático de atendimentos do 153 e Despachos. A formação foi realizada no Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva) pelos próprios agentes do Centro de Instrução e Formação (CIF) da corporação. Foram simulados o atendimento por rádio, ocorrências, abordagens de rotina e até mesmo tentativas de assaltos.
Do total de alunos, 17 são de Jundiaí, quatro de Bragança Paulista e outros três de Cabreúva. Tratam-se dos alunos convocados em outubro do ano passado, e que já estão na fase final do treinamento prático e teórico com duração de cinco meses, com grade curricular do CIF de 800 horas/aula. A formação completa finaliza-se no dia 11 de março, quando os guardas serão incorporados nos efetivos de suas respectivas corporações.
O subinspetor responsável pela Coordenadoria de Instrução e Formação da GMJ, Cláudio de Souza, avaliou de forma positiva a iniciativa do treinamento. “O CIF é referência para as Guardas da região através da capacitação e formação dos guardas. O pluralismo de conteúdos, ideias e o compromisso de todos proporcionaram aos alunos um treinamento adequado. Isso será muito importante quando estiverem efetivados nas suas corporações”, explicou.
O Comandante da GMJ, Inspetor Benedito Marcos Moreno, elogiou a dinâmica e destacou a qualidade no aprendizado que os alunos levarão à sociedade. “Quem ganha com isso é a população, que terá guardas disciplinados e instruídos no patrulhamento. Parabenizo todo o corpo docente, que, de maneira voluntária, até em dias de folga, se doou para levar o conhecimento aos alunos”.
A formatura dos novos guardas está marcada para o dia 12 de março, quando serão feitas as entrega de diplomas no auditório do 8º andar no Paço Municipal.