Nova UBS Vila Comercial: reaberta ampliada e acessível

A Nova UBS Vila Comercial passou por ampla reforma e reabriu adaptada para pessoas com deficiência visual, contendo piso tátil e mapa tátil para os usuários, além das demais modificações para as demais necessidades. A reforma começou em 2019 e possibilitou a ampliação e a melhoria de sua ambiência, incluindo a construção de consultório odontológico e sala de acolhimento (não era oferecido anteriormente), além de adequação da recepção. Ao todo, foram investidos na revitalização R$ 798,4 mil entre intervenções físicas e aquisição de mobiliário e equipamento para o atendimento de uma população estimada em nove mil pessoas.

A unidade foi reaberta e funciona com o conceito de Nova UBS desde janeiro com os programas ‘Posso Ajudar’ e ‘Guardião da Saúde’. Na manhã desta quarta-feira (24), o prefeito Luiz Fernando Machado, na companhia de outras autoridades e gestores, fez uma visita técnica ao equipamento público. “Acreditamos muito no investimento à Atenção Básica de Saúde na cidade”, destacou Luiz Fernando. “Saúde é prioridade em todos os seus níveis de atendimento e desde o início da nossa gestão focamos na ampliação e qualificação do serviço prestado às pessoas.”

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoas com Deficiência, Ivanilde Oliveira de Jesus, acompanhou o prefeito na visita e elogiou o espaço adaptado. “É muito bom constatar investimentos para a pessoa com deficiência, como foi feito aqui.” Para o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, toda a ambiência faz a diferença no tratamento às pessoas que procuram a Nova UBS. “Quando pensamos no acolhimento ao usuário, a ambiência é de grande importância.”

                                                           Prefeito Luiz Fernando Machado realizou visita técnica ao serviço, na manhã desta quarta-feira (24)

O vice-prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, lembrou que a Nova UBS Vila Comercial traz grande melhoria às pessoas que vivem naquela região e que esperavam pela reforma. “Hoje vemos uma UBS transformada, é uma conquista.” Também estiveram na visita técnica o presidente da Câmara Municipal de Jundiaí, Faouaz Taha, o vereador Adilson Roberto Pereira Júnior, o Juninho, e o padre José Roberto de Oliveira, da Paróquia São Pedro Apóstolo.

Moradora do Residencial Anchieta, a analista administrativa Luciana Freitas esteve na unidade, na manhã desta quarta-feira, para acompanhar o pai, que recebeu atendimento. Para ela, a melhora foi significativa. “Antes era mais restrito, mais apertado”, afirma Luciana. “Agora está bem mais amplo, sem dúvida aprovado.”

Investimentos
A Nova UBS Vila Comercial recebeu troca de piso, mudança de entrada e ampliação predial com necessidade de novas ligações elétricas e hidráulicas. Foi realizada adequação na alvenaria, ampliação dos banheiros e da recepção, sala do pós consulta, banheiros dos funcionários e do abrigo de lixo, telhado revisto, esquadrias e portas, além da pintura e adequação do entorno, como calçadas e demarcação de vagas de estacionamento, realizadas pelas unidades de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) e Mobilidade e Transporte (UGMT). De novembro de 2019 ao início de 2021, seus usuários foram atendidos na UBS Rami e na Nova UBS Vila Maringá.

Confira mais fotos no Flickr.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ