Faouaz entrega relatório de denúncias e estouro de fogos e escapamentos para gestora de segurança

Na última semana, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Jundiaí, Faouaz Taha, entregou às mãos da gestora de Segurança Pública, Carla Basson, e à Guarda Municipal, relatório parcial das denúncias on-line feitas ao seu gabinete envolvendo reclamações por estouros de fogos com estampido e de escapamentos de motocicletas. Até o momento, o mapeamento do vereador teve mais de 500 denúncias, principalmente ligadas à soltura de rojões, proibida na cidade desde junho de 2020, conforme lei de sua autoria e mais três vereadores.

Faouaz é autor também da campanha de conscientização, ‘Festa Legal Não Tem Rojão’, criada em 2018, para caminhar em paralelo com a lei que havia sido rejeitada em 2017. Em 2019, houve nova tentativa, também derrotada e só em 2020, o projeto de lei passou pela maioria, sancionado como lei em seguida pelo prefeito. “Estamos aguardando a regulamentação que depende da prefeitura. Ainda não sabemos quem de fato irá fiscalizar, mas estamos deixando esse relatório com todas as autoridades para que possam estudar as possibilidades de atuação”, explica o vereador. “Sempre defendi a conscientização, já que estamos lidando com uma mudança cultural. Por isso, criei o mapeamento como forma de envolver a sociedade e contribuir com informações para ações de fiscalização e educativas nos locais de maior incidência”, ainda afirma Faouaz.

O parlamentar reforça que a proibição da venda dos fogos com estampido seria ilegal, mas que pode ser estudada, diante da proporção que o tema ganhou, não somente em Jundiaí. “Hoje, muitas cidades já proibiram e há novas interpretações. Temos que estudar. Mas, o mais importante é perceber que, apesar de ainda existir, com a conscientização, as pessoas tendem a soltar menos, assim como foi com o balão. São os animais que agradecem, mas também e no mesmo nível de importância, os idosos, os autistas, os acamados e crianças.”

O relatório do mapeamento também será entregue para conhecimento dos batalhões da Polícia Militar e já foi levado à prefeitura.

Para denunciar e contribuir com o mapeamento, basta acessar o link: https://bit.ly/37f6gyd