Varzinos devem ficar atentos contra golpe do falso agendamento de vacinação por WhatsApp

Golpistas mandam mensagem informando que fazem agendamento de vacinação contra Covid-19 e pedem código necessário para clonar o aplicativo de conversas

Os varzinos, em especial os que não estão muito habituados a usar o WhatsApp, precisam ter muita atenção no momento em que a vacinação contra a Covid-19 já está em curso no país. Um golpe para tentar clonar o aplicativo de mensagens e, logo, conseguir dinheiro em nome da vítima, é o de se apresentar como representante do “Ministério Público da Saúde”, órgão que inclusive não existe. O golpista diz que está entrando em contato para fazer o falso agendamento — para isso, pede que a pessoa envie o código recebido via SMS. Caso a vítima envie o número, o golpista consegue clonar o WhatsApp de quem recebeu o código.

Orientações para evitar o golpe

(1) Habilitar a “confirmação em duas etapas” – no WhatsApp,
clicar em “Configurações/ Ajustes”; clicar em “Conta” e depois em “Confirmação em duas etapas”. Em seguida, habilite a senha de seis dígitos.
(2) Jamais enviar para qualquer pessoa o código de seis números que chegar por torpedo SMS.

(3) Caso já tenha enviado o código e caído no golpe, enviar e-mail para support@whatsapp.com,  pedindo a desativação temporária de sua conta do WhatsApp. Explique o que ocorreu, informando o número de WhatsApp. Posteriormente, após receber o e-mail do WhatsApp no prazo de 30 dias, configure-o com o seu número de celular.

Dúvidas
Caso suspeite que está sofrendo algum desses golpes, entre em contato com a Polícia Militar, pelo telefone 190, ou Polícia Civil, pelo 197. O atendimento é 24 horas, em qualquer dia da semana.

Agendamento da vacinação em Várzea Paulista

A Prefeitura de Várzea Paulista orienta que o cadastro para receber a vacinação na cidade deve ser feito por meio do formulário disponível no link: http://bit.ly/2Mgze8Y. Neste momento, profissionais de saúde que atuam na cidade e moradores de 90 anos ou mais devem fazer, por meio do mesmo link, além do cadastro, o agendamento da vacinação, para poder ser imunizados.

Os idosos de 90 anos ou mais que estão acamados devem fazer o cadastro e agendamento por meio do link http://bit.ly/39K6IL3. Quem está acamado, mas não tem essa idade também já pode fazer o cadastro no mesmo link.

Além desse formulário, todos os interessados em receber a vacina devem fazer o pré-cadastro no site Vacina Já, do Governo do Estado de São Paulo:  http://vacinaja.sp.gov.br/.

O telefone para tirar dúvidas sobre o agendamento é (11) 97281-9727.