Volume de chuva em janeiro não atinge a média histórica na cidade

Apesar do mês de janeiro ter sido chuvoso em Jundiaí, o volume total ficou abaixo da média histórica. O acumulado de chuvas em janeiro/2021 foi 377 mm, enquanto que o volume de chuva esperado para todo o mês de janeiro, considerando a média dos últimos 9 anos, é de 432 mm.

Previsão do tempo para a semana

Nesta segunda-feira (01), a chuva volta a se propagar por todo o Estado de SP e a tarde será marcada pelo calor. Há condição para temporais de curta duração, que ocorrem entre a tarde e noite. Na terça-feira (02) e quarta-feira (03), as condições seguem típicas de verão com pancadas de chuva de curta duração entre o final da tarde e início da noite. Como as temperaturas continuam a ficar elevadas, há risco de formação de tempestades severas. Na quinta-feira (04) e sexta-feira (05), uma nova frente fria volta a se aproximar do Estado, deixando o tempo chuvoso, principalmente no Vale do Ribeira e litoral paulista.

É boato que fevereiro terá uma ‘forte onda de calor’ no Brasil

Texto divulgado nas redes sociais afirma que o país terá o fevereiro mais quente da história, mas informação não tem nenhuma base científica.

Para evitar a desinformação, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) inseriu uma nota no site oficial esclarecendo o boato, assinado pelo o diretor do instituto, Francisco de Assis Diniz:

“O texto recentemente veiculado nas redes sociais sobre uma previsão de forte onda de calor no mês de fevereiro não procede, não possui qualquer fundamento técnico/científico e nenhuma base de estudo ou pesquisa climatológica ou de previsão climática, tratando-se, portanto, de notícia falsa”.

Todo munícipe pode cadastrar seu celular, gratuitamente, para receber alertas meteorológicos da Defesa Civil via SMS. São informações verídicas e de fonte confiável. Os interessados devem enviar um SMS para o número 40199 com o Código de Endereçamento Postal (CEP) de interesse.

Fonte: Defesa Civil de Jundiaí