Ficou definido após reunião virtual envolvendo gestores municipais de Jundiaí que às aulas presenciais nas escolas municipais retornarão no dia 1º de fevereiro.
Ao todo, a cidade conta com 108 unidades escolares.
Ações variadas dentro e fora das escolas, segurança, sinalização de trânsito, zeladoria e alimentação foram alguns dos tópicos discutidos.
Segundo a prefeitura, as aulas serão focadas no desenvolvimento híbrido, priorizando atividades em áreas ao ar livre.
Espaços abertos da própria unidade escolar e equipamentos públicos que estejam na região também serão utilizados.
Com a volta às aulas, as crianças passam a se alimentar nas escolas.
Segundo a gestora de Educação de Jundiaí, Vastí Ferrari Marques, elas podem ir ao local para comer mesmo que não estejam no respectivo dia de ir à escola, dentro do escalonamento proposto.
O retorno das atividades será definido por cada unidade conforme a realidade vivida pela comunidade que atende, respeitando os segmentos atendidos para garantir a proteção e segurança de todos, especialmente em áreas de vulnerabilidade.
As turmas serão organizadas com aulas em períodos intercalados entre presencial e remoto, preservando o limite de até 35% do número de alunos de cada escola, com duas horas e meia de duração por dia durante o mês de fevereiro, havendo um monitoramento semanal sobre o cenário.
Para crianças menores de três anos, a situação é parecida: o retorno será feito com base na realidade de cada unidade escolar. As escolas vão preparar a adaptação dos bebês com atividades ao ar livre para a família e a criança.
Ainda de acordo com a prefeitura, todos os educadores realizaram um treinamento específico para a retomada e terão todos os materiais de proteção disponíveis, como álcool em gel e sabonete líquido, além dos equipamentos de proteção individual para cada servidor.
Fonte: G1