Governador anuncia às 12h45 desta sexta-feira (15) a reclassificação do Plano SP

O governo de São Paulo adiantou para esta sexta-feira (15) a nova reclassificação do Plano São Paulo. O anúncio realizado pelo governado João Dória deve ser mais restritivo e será conhecido às 12h45.

Na última quarta-feira (13), apenas como base, foram registrados 15.275 novos casos de Covid-19 no estado, o maior número desde 17 de dezembro. Naquele dia o estado somou 1.577.119 diagnósticos confirmados da doença.

A média diária está acima dos 10 mil casos e as mortes, acima de 200. De acordo com o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, esses números são semelhantes aos de agosto de 2020, “quando estávamos no pico da pandemia”.

Na última sexta-feira (8), quando foi anunciada a atualização mais recente do plano, era previsto que novas orientações só fossem anunciadas em 5 de fevereiro.

“Já sabíamos que a situação era preocupante”, disse o coordenador do Centro de Contingência da Covid-19 do estado, Paulo Menezes. “Tínhamos uma grande preocupação com o fim de ano e as aglomerações e, nos últimos dias, observamos que continuamos essa tendência [de crescimento] e que seria necessário adiantar a reclassificação para algumas regiões do estado”.

Gorinchteyn também se manifestou de forma semelhante. “Estamos tendo revelações que números maiores estarão presentes. Precisamos que toda a população esteja atenta e seguindo normas sanitárias”.