Em Live, vereador Faouaz debate a saúde mental na pandemia dentro do ‘Janeiro Branco’

Inúmeras pesquisas apontam para o aumento de casos de ansiedade e depressão como efeitos da pandemia. No mês dedicado ao debate de saúde mental, conhecido nacionalmente como ‘Janeiro Branco’, os autores da lei que incluiu esse período no Calendário Municipal desde 2020, Faouaz Taha e Rogério Ricardo, farão Live para abordar o cenário relacionado ao tema na cidade. O objetivo é que seja feito um panorama dos casos de saúde mental atendidos na rede pública e também promover debate com a população para orientações de profissionais sobre o agravamento em relação ao aumento dos casos de depressão com a Covid-19. A Live será transmitida pelo Facebook dos vereadores no dia 27 de janeiro, às 18h30.

“Discutir a saúde mental é discutir saúde pública também. Não há ou deveria haver uma separação. Por isso, retomaremos a prática da Live, que tanto utilizamos desde o início da pandemia, para debatermos o assunto. Quanto mais falarmos da importância, mais a população pode ter acesso a essas informações e aos tratamentos necessários”, diz o vereador Faouaz, ao lembrar que, durante o ano de 2020, ele e o colega Rogério realizaram Lives mensais para abordar diferentes temas relacionados à saúde mental e efeitos da pandemia, como isolamento, atenção aos idosos, às crianças e famílias de um modo geral nesse período que agrava condições de ansiedade. Faouaz e Rogério também são autores da lei que estabeleceu maio como o mês da Luta Antimanicomial na cidade.

Ao longo de 2020, participaram da Live psicólogos, psiquiatras, representantes do SUS e de atendimentos privados, além de professores, entidades sociais e ativistas ligados à prevenção do suicídio, já que Faouaz também é autor da lei que criou o ‘Setembro Amarelo’, mês de prevenção e combate ao suicídio em Jundiaí e valorização da vida. “É necessário que a gente construa políticas públicas ou valorize aquelas já existentes em constante diálogo com a sociedade. Acredito neste trabalho transparente e, em 2021, esperamos contribuir ainda mais com essas ações”, frisa Faouaz.

A Live do dia 27 deverá ter a participação de profissionais especializados e será transmitida pelo Facebook:

http://www.facebook.com.br/faouaztaha011