HSV readequa e aumenta número de leitos de UTI exclusiva Covid-19

O Hospital São Vicente de Paulo (HSV) passará a contar, a partir de amanhã, sábado (9), com 50 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para Covid-19. A ampliação de 25% se dá a partir dos leitos híbridos existentes no complexo hospitalar e em atendimento à determinação do Plano de Enfrentamento ao Coronavírus desenvolvido pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) da Prefeitura de Jundiaí.

O hospital, que é referência em atendimento público para pacientes com Novo Coronavírus de Jundiaí e para casos de alta complexidade da região, registrou, na tarde desta sexta-feira (8), 35 pacientes internados nos 40 leitos UTIs específicos existentes até o momento.

“A estrutura atual do HSV, com leitos de enfermaria com suporte para ser transformados em UTI, permite a ampliação de mais vagas de alta complexidade para o atendimento aos pacientes de Covid-19. Nos próximos dias serão avaliados os cenários da pandemia e as necessidades de mais vagas em enfermaria. Ninguém ficará desassistido”, explica o superintendente do HSV, Matheus Gomes.

De acordo com a gestora adjunta da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Dayane Martins, a mesma estrutura que Jundiaí teve durante o primeiro pico da pandemia, com 169 leitos exclusivos de HSV, poderá ser alcançada novamente com a parceria com o Hospital Regional (HR).

“Como temos o plano definido, conseguimos identificar as situações e suas melhores soluções. Jundiaí vivencia o impacto das festas do final do ano. Manter o isolamento e o distanciamento social, bem como o uso de máscaras e higienização constante das mãos são fundamentais para evitar a disseminação do vírus”, detalha.