Campanha Natal Solidário doa mais de 12 mil brinquedos em Jundiaí

A Campanha Natal Solidário, promovida pela Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss), entregou 12.469 brinquedos novos, em 2020. A iniciativa atendeu 73 entidades cadastradas e beneficiou, diretamente, 5.330 famílias em vulnerabilidade. Foram contempladas crianças com idade entre zero e 12 anos.

“Estes itens foram comprados, integralmente, pelo Poder Público, já que a Prefeitura de Jundiaí não firmou a parceria público-privada para a compra dos brinquedos em função das vedações legais impostas pelo período eleitoral”, explicou Vanessa Machado, presidente do Funss. “Apesar do ano desafiador e do enfrentamento à pandemia, não medimos esforços para garantir o sorriso das crianças na noite de Natal, que puderam ter a alegria de abrir um presente e se divertir com um brinquedo novo, pensado especialmente para elas”, disse ela.

A Associação de Combate à Aids Infantil (ACAI), localizada no bairro Anhangabaú, foi uma das instituições contempladas. Ao todo, foram 30 brinquedos, atendendo 15 famílias. Já o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca) recebeu 602 brinquedos para atender 271 famílias, na região dos bairros Parque Centenário, Jardim Vista Alegre, Água Doce e Parque dos Ingás. “Receber os brinquedos do Fundo Social foi muito importante porque conseguimos garantir um presente de Natal para todas as crianças atendidas”, afirmou Lucinda Cantoni Lopes, presidente da entidade.

Devido à pandemia, para evitar aglomerações, Lucinda explica que formou uma rede com as mães das crianças, designando voluntárias em cada rua dos bairros. “Foram estas mulheres colaboradoras as responsáveis por preencher as fichas das crianças e, posteriormente, entregar os brinquedos para cada família. O mais gratificante foi ver o empenho delas. Se antes ficavam, apenas, nas filas para receber o presente, neste ano, elas fizeram parte de todo o processo, desde o levantamento até a efetiva doação”, concluiu. Já no bairro Água Doce, o Cedeca contou com a ajuda dos adolescentes, integrantes da Juventude Missionária.

Os itens foram divididos por faixa etária, estimulando o brincar entre as crianças e toda a sua família. Neste ano, foram distribuídos quebra-cabeças (zero a três anos); jogo de tabuleiro sobre as regras de trânsito (quatro a sete anos); e jogo de tabuleiro para fortalecer o raciocínio rápido (oito a doze anos). De caráter educativo, os presentes foram pensados de forma a proporcionar diversão e, principalmente, estimular a interação entre crianças e adultos.

Além dos brinquedos adquiridos pela Prefeitura, a Campanha Natal Solidário 2020 também contou com a ajuda da população, que pode fazer a sua doação, diretamente, na sede do Fundo Social, dentro do Parque da Uva. Esta frente de trabalho contou com o recebimento de 1.544 brinquedos novos e usados.

Foi com o intuito de reforçar as ações do Funss que Carmen Cassemiro mobilizou um grupo de amigas para a arrecadação de brinquedos. “Pensar que uma criança poderia não ter um brinquedo para se divertir me deixou angustiada. Por isso, resolvi despertar as pessoas próximas para a solidariedade e o bem comum”, explicou a blogueira. Segundo ela, cada amiga tinha a tarefa de convidar mais uma pessoa e, ao final, a arrecadação foi surpreendente. “Meu carro ficou lotado de presentes”, recordou.

Carmen contou com o apoio de um grupo de amigas na arrecadação de brinquedos novos

Trabalho constante

Com o término da Campanha Natal Solidário, Vanessa lembra da importância da população reforçar a Campanha Permanente de Solidariedade, que arrecada alimentos não perecíveis, leite, fraldas (infantil e adulto), vestuário, roupas de cama e banho, produtos de higiene pessoal e limpeza, bem como ração para cães e gatos e água mineral.

Após a triagem, os produtos são direcionados para as mais de 130 entidades cadastradas na unidade e, hoje, também reforça as ações da Prefeitura de Jundiaí no combate ao Novo Coronavírus e seus impactos socioeconômicos. Além destas instituições, que assistem crianças, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade e pessoas em situação de rua, também recebe doações a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), responsável pela atendimento direto às pessoas em vulnerabilidade por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

O Fundo Social de Solidariedade está localizado dentro do Parque da Uva, com acesso pela avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, portão 03, bairro Anhangabaú. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. Informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 4521-2762, 4521-2929 e 4521-6833.

Assessoria de Imprensa