Santos, São Vicente e Guarujá, no litoral de São Paulo, irão fechar as praias durante o Ano Novo. A medida será tomada para evitar aglomerações e a contaminação pelo novo coronavírus. Já Praia Grande, Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe irão manter as praias liberadas após o Governo do Estado anunciar que não se responsabiliza pela fiscalização nos municípios.
O bloqueio às praias durante o réveillon, como medida para evitar aglomerações na orla, foi definido pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) na semana passada. A decisão foi anunciada pelo presidente do grupo e prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).
No entanto, o Condesb pleiteou reforço do Governo do Estado para assegurar a efetividade dessas e outras medidas. Após o Governo anunciar que não se responsabiliza pela fiscalização das praias, algumas cidades anunciaram que não possuem condições de seguir com a medida restritiva e voltaram atrás na decisão.
O Condesb chegou a pleitear a realização de barreiras sanitárias nas rodovias de acesso à Baixada Santista, no Sistema Anchieta-Imigrantes e Mogi-Bertioga. No entanto, o pedido também não foi atendido pela Artesp e Ecovias.
Veja a situação das praias na Baixada Santista no Ano Novo
- Santos: orla fechada com gradis e telas entre 0h do dia 31 de dezembro e 0h de 2 de janeiro
- São Vicente: orla interditada com fiscalização das 19h do dia 31 de dezembro às 6h do dia 1º de janeiro
- Guarujá: orla e calçadão fechados com gradis entre a noite do dia 30 de dezembro e a manhã do dia 2 de janeiro
- Itanhaém: praias liberadas
- Praia Grande: praias liberadas
- Peruíbe: praias liberadas
- Mongaguá: praias liberadas
- Bertioga: ainda não foi definido
Fonte: G1