Defesa Civil faz levantamento do temporal desta segunda (21)

Uma chuva generalizada atingiu Jundiaí no final da tarde e noite de ontem (21), sendo de maior intensidade e volume no bairro da Roseira e Caxambú. Nas últimas 24 horas foram registrados os seguintes índices pluviométricos no município:

Roseira: 51 mm
Jardim Florestal: 25 mm
Vila Graff: 22 mm
Fazenda Grande: 9 mm
Jardim Santa Gertrudes: 6 mm

Durante o período da noite de ontem (21) a Defesa Civil realizou diversas vistorias técnicas nas áreas onde mais choveu, com destaque para a Roseira, Caxambú e Jundiaí-Mirim, avaliando também a vazão dos rios e córregos. Durante as vistorias foram identificadas demais ocorrências que foram prontamente encaminhadas aos órgãos responsáveis (CPFL, UGMT, UGISP).

Mesmo com o volume expressivo de chuva que atingiu a região, não foram identificados pontos de inundações e alagamentos duradouros. Tal fato se deve muito ao trabalho preventivo que a Prefeitura realizou durante todo o ano, com intervenções de limpeza e desassoreamento nos rios e córregos que percorrem pelos bairros, ocorrendo uma vazão satisfatória nos cursos d’água.

O acumulado de chuvas em dezembro/2020 até o dia de ontem (21) está em 249 mm. O volume de chuva esperado para todo o mês de dezembro, considerando a média dos últimos 8 anos, é de 279 mm.

Durante todo o dia de hoje (22) a Defesa Civil continuará a realizar vistorias e segue acompanhando as condições climáticas.

Jundiaí se encontra no estado de OBSERVAÇÃO

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Hoje (22), o tempo segue com chuva a qualquer hora do dia e temperaturas amenas na faixa leste, principalmente no litoral paulista, onde são previstos acumulados elevados. No período da tarde, ocorrem pancadas de chuva ao longo do estado, que possuem pontos de intensidade forte.

De quarta-feira (23) a sexta-feira (25), os ventos sopram do oceano, mantendo o tempo nublado com chuva fraca ao longo da faixa leste. Por causa dessa condição atmosférica as temperaturas pouco sobem. Já no interior paulista, o sol aparece ao longo do dia e ocorrem pancadas de chuva próximo a divisa com Minas Gerais.

No sábado (26), a condição de chuva fraca e persistente permanece na faixa leste. Ao longo da divisa com Minas Gerais, incluindo o Vale do Paraíba, há condição para temporais de intensidade forte e curta duração, devido a grande oferta de umidade.