Júpiter e Saturno realizam aproximação inédita na era dos telescópios

Se você acompanha as notícias astronômicas, já sabe que nesta segunda (21), teremos uma das maiores conjunções entre Júpiter e Saturno dos últimos 800 anos.

Muitos dos astrônomos amadores esperam ansiosamente por este evento há vários meses. Será a primeira vez na história que a humanidade poderá contemplar, via telescópios, uma conjunção tão próxima destes dois planetas.

A conjunção astronômica é um fenômeno relativamente comum. Ela ocorre quando dois ou mais astros encontram-se em alinhamento com a Terra, ficando aparentemente próximos no céu.

Como todos os planetas do Sistema Solar orbitam o Sol, praticamente no mesmo plano, este alinhamento entre planetas ocorre com certa frequência. Mas as pequenas diferenças nos planos orbitais dos planetas fazem com que, a cada conjunção, a distância aparente entre os astros seja diferente. Por isso é tão rara uma conjunção planetária como a da noite de 21 de dezembro, quando os planetas estarão separados por apenas 0,1 graus no céu.

Em astronomia, é comum utilizar medidas angulares para distâncias aparentes na esfera celeste. Como comparação, o diâmetro aparente da Lua no céu é de 0,5 graus.

Como observar a conjunção entre Júpiter e Saturno?

A conjunção está no céu durante toda a semana. Júpiter e Saturno são os astros mais luminosos na direção do poente ao anoitecer, e eles já estão tão próximos um do outro, que se você esticar o braço, consegue ocultar os dois astros com a ponta do dedo mindinho.

Noite após noite, será possível acompanhar, a olho nu, os dois planetas cada vez mais próximos, até que no dia 21 chegarão à sua máxima aproximação.

Nesta noite, o melhor será observar os dois por um telescópio ou binóculo, para contemplar, em todos os seus detalhes, esse evento único. Os planetas estarão visíveis no céu até, no máximo, por 2 horas após o por do Sol, se as condições meteorológicas permitirem. Mas se você perder essa conjunção na noite do dia 21, não se preocupe, porque não precisará esperar mais 800 anos para ver uma igual.

Daqui “apenas” 60 anos, em 2080, haverá uma outra conjunção entre Júpiter e Saturno tão próxima quanto esta. Talvez seja melhor não esperar tanto e preparar seus instrumentos para acompanhar a maior conjunção entre Júpiter e Saturno na era dos telescópios!

Fonte: olhardigital