São Vicente investe em macas de alto padrão pra atender a população

Dez novas macas da marca Stryker foram entregues ao Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) na manhã desta quarta-feira. As macas serão destinadas às Unidades de Terapia Intensiva do hospital e fazem parte de uma aquisição que contempla 50 unidades. As outras 40 macas serão entregues nos próximos dias e substituirão os equipamentos atuais em diversas alas do hospital. O investimento em cada uma das macas foi da ordem de R$ 15.700,00. Parte delas foram adquiridas por meio de recursos destinados às instituições de referência no atendimento covid-19. As demais foram viabilizadas pelo próprio HSV.

De acordo com o superintendente do HSV, Matheus Gomes, as macas são de altíssima qualidade e podem ser usadas como leito de internação. “Dentre os diferenciais podemos destacar que são macas com sistema hidráulico, ou seja, funcionalidades acionadas por pedais; têm capacidade para suportar pacientes com até 250 quilos; possuem sistema que permite realizar exames de raio-x sem que o paciente tenha que sair da maca; possuem suporte para monitores multiparâmetros; dentre outras que elevam ainda mais o padrão de atendimento do São Vicente”, afirma.

Do ponto de vista da equipe clínica, os novos equipamentos favorecerão os pacientes e colaboradores sob diversos aspectos. “São macas novas, modernas e com alto padrão de qualidade. Permitem maior mobilidade aos pacientes, uma vez que têm diversas posições, são mais leves para a locomoção e eliminam o processo de retirada do paciente em caso de um exame de imagem. Este modelo vem com novos recursos e um ótimo sistema de segurança, tal como as grades laterais, que são essenciais para redução de quedas e viabilizam um transporte mais seguro, sobretudo para pacientes críticos. Para a equipe, há um ganho substancial do ponto de vista ergonômico, pois exige um esforço mínimo para movimentar os pacientes”, salienta Dr. Frederico Michelino de Oliveira, diretor clínico do HSV.