Projeto de Faouaz pela conscientização do Parkinson é aprovado

Em sessão ordinária da Câmara de Jundiaí desta terça-feira (20), foi aprovado por unanimidade o projeto de lei do vereador e presidente da Casa, Faouaz Taha, que institui campanha anual na cidade de conscientização sobre a doença de Parkinson. O texto inclui no Calendário Municipal o mês de abril como período alusivo ao tema, também chamado de mês da ‘Tulipa Vermelha’.

Ao debater o assunto entre os colegas vereadores, Faouaz lembrou que a sugestão do projeto veio do deputado federal, Ricardo Izar, parlamentar que luta pela causa de doenças degenerativas no País e mobiliza ações nos municípios. “Sou muito sensível também a esses temas e todos devemos ser. Essa é uma forma de unirmos, em Jundiaí, pessoas com o diagnóstico, familiares e profissionais. Sei que há alguns anos havia uma associação em relação ao Parkinson na cidade, mas que já não está ativa. Quem sabe conseguimos por meio desta lei promover esse debate e união novamente. Uma rede sempre fortalece os meios de superação e permite avanços”, afirmou.

Faouaz também é autor de outras inclusões de campanhas no Calendário Municipal que surtiram efeito na sociedade, como do mês de prevenção do suicídio, ‘Setembro Amarelo’, e o da luta antimanicomial, lembrado em maio, e data pela saúde mental, ‘Janeiro Branco’, esses últimos, por sua vez, trabalhados em autoria conjunta com o vereador Rogério Silva. “Dar visibilidade a temas sociais é fundamental para fazermos política de mãos dadas com as pessoas e com causas que precisam ser reforçadas, sejam de saúde ou que envolvam outros setores.”

O projeto de lei de Faouaz ainda tem apoio do “Movimento Vibrar com Parkinson”, idealizado pela cientista e pesquisadora Danielle Lanzer, jovem que foi diagnosticada com Parkinson aos 36 anos e que tem discutido o assunto no Brasil. O movimento teve início em julho de 2014 e mobilizou ações pela campanha “Tulipa Vermelha” para trazer à luz, todos os anos, a importância de reforçar a conscientização a respeito do Parkinson, principalmente em relação ao seu tratamento e às dificuldades enfrentadas pelos pacientes.