Faouaz discutirá projeto de lei sobre conscientização da doença de Parkinson

Na próxima terça-feira, 20 de outubro, em sessão ordinária da Câmara de Jundiaí, será votado projeto de lei do vereador e presidente da Casa, Faouaz Taha, que inclui no Calendário Municipal de Eventos o mês de conscientização da doença de Parkinson (abril), também lembrado como mês da ‘Tulipa Vermelha’. A ideia do projeto é que, anualmente em abril, seja promovida campanha pela sociedade civil organizada que discuta o tema, una profissionais que se dedicam à doença, familiares e pessoas que tenham o diagnóstico para que haja uma rede de informações a respeito.

“Recebi a sugestão deste projeto de lei do deputado federal, Ricardo Izar, muito atuante na causa de doenças degenerativas e que busca essa conscientização em todo o País com ações nos municípios. Tentei contato também com associação local que envolvesse esse assunto, mas soube que há seis anos, infelizmente, já não atua. Portanto, acredito que seja importante, em lei, oferecermos esse suporte a quem queira novamente criar essa rede de apoio local. A inserção no calendário pode ter muita visibilidade, como vimos com a prevenção do suicídio e minha lei que criou o ‘Setembro Amarelo’”, afirma Faouaz.

O projeto de lei tem apoio do “Movimento Vibrar com Parkinson”, idealizado pela cientista e pesquisadora Danielle Lanzer, jovem que foi diagnosticada com Parkinson aos 36 anos e que tem discutido o assunto em todo País. O movimento teve início em julho de 2014 e mobilizou ações pela campanha “Tulipa Vermelha” para trazer à luz, todos os anos, a importância de reforçar a conscientização a respeito do Parkinson, principalmente em relação ao seu tratamento e às dificuldades enfrentadas pelos pacientes.