Quando a onda de calor vai terminar?

Fazer calor na primavera no Brasil, com temperaturas em torno dos 40°C, mesmo no começo da estação, não é novidade, especialmente nos estados do Centro-Oeste, do Norte e no interior do Nordeste.

Mas quando amplas áreas do país começam a registrar temperaturas entre 40°C e 44°C,  por vários dias consecutivos, então temos uma situação atípica, especial e perigosa para a população que precisa ser alertada.  O calor extremo agrava os problemas causados pela falta de chuva prolongada, que é comum no país durante o inverno.

Esta intensa e grande onda de calor que se instalou sobre o Brasil nos últimos dias de setembro e no começo de  outubro do 2020 bateu recordes históricos da primavera de 2014, quando o Brasil também teve uma excepcional onde de calor.

Dentro desta onda de calor, até o dia 2 de outubro de 2020,  medições do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia – já haviam revelado a quebra ou a equiparação de recordes históricos de calor em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo.

 

Bloqueio de frentes frias

A maioria das frentes frias de agosto e de setembro de 2020 foram bloqueadas no extremo sul do Brasil. O ar frio de origem polar destas frentes frias foi desviado para alto-mar, sem conseguir penetrar pelo interior do país para se misturar com o ar quente e aliviar o calor.

Sem o ar polar, o ar quente foi se intensificando sobre o país mantendo as temperaturas muito elevadas e por vários dias.

 

Quando o calorão vai terminar?

No fim de semana de 3 e 4 de outubro, a passagem de uma frente fria pelo Sul e pelo litoral da Região Sudeste causa queda da temperatura no Sul do Brasil, no sul e leste de São Paulo, no extremo sul de Minas Gerais e no estado do Rio de Janeiro.  Mas o ar quente continua a predominar sobre ampla área do Brasil até por volta do dia 10 de outubro.

É a partir do dia 11 de outubro que se espera mudanças na circulação dos ventos sobre a América do Sul quebrando bloqueio que tem impedido a chegada de frentes frias ao interior do Brasil.

O mês de outubro segue quente, mas a partir do dia 11 ou 12 de outubro teremos o calor normal para esta época e não temperaturas extremas e em amplas áreas do país, como vem sendo observado desde o fim de setembro.

Além disso, há expectativa de pancadas de chuva durante a segunda quinzena de outubro de 2020 que vão ajudam a evitar o aquecimento extremo do ar.

Fonte: G1