Tumor de quase 20 kg é retirado do ovário; jovem achou que estava grávida

Um tumor de quase 20 kg foi removido do ovário de uma jovem de 25 anos, nessa quinta-feira (10), no Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. A equipe médica trabalhou por mais de três horas na cirurgia considerada de alta complexidade.

Apesar da complexidade do procedimento, a paciente se recupera bem. Ela está internada na enfermaria e deve ter alta médica neste sábado (12).

A jovem procurou um ginecologista da unidade após perceber que a barriga estava crescendo muito há cerca de três meses.

O diretor clínico da unidade, Marlon Holanda, que participou da operação junto com o ginecologista Billy Rodrigues, contou que inicialmente foi feita uma tomografia, que mostrou o tumor de grandes proporções.

“Era um tumor no ovário direito, que cresceu e tomou todo o abdômen da paciente em cerca de três meses apenas. Um tumor muito grande que pesava em torno de 20 quilos. [O tumor] Estava grudado no intestino, mas foi desfeito a aderência que tinha e retirado totalmente, e não teve nenhum problema”, afirmou Holanda.

A reportagem não conseguiu contato com o ginecologista que fez o primeiro atendimento nem com a paciente até última atualização deste texto.

“Esse tipo de caso não é comum, é raro. Já tivemos alguns casos aqui, mas desse tamanho eu não tenho lembrança, costumam ser bem menores. Após a retirada, o tumor foi encaminhado para biópsia, mas a possibilidade de ele ser benigno é muito alta, agora estamos no aguardo”, concluiu o médico.

Jovem cogitou gravidez

O ginecologista Billy Rodrigues disse que a jovem chegou a pensar que estava grávida. Ela fez um teste, que deu negativo. Após o exame, a paciente procurou o hospital.

“Ela disse que as pessoas ficavam perguntando se ela estava grávida. Pedi os exames e percebemos que se tratava de um tumor gigante e a gente programou para fazer a cirurgia. Foi um tumor de crescimento bastante rápido. A paciente é testemunha de Jeová e não aceitava transfusão sanguínea, caso fosse necessário. Ela chegou a assinar um termo, mas, graças a Deus, não foi preciso”, afirmou Rodrigues.

Fonte: G1