Itupeva: Balão gigante em formato de Cristo lembra o Setembro Amarelo

 

Com um balão em formato de Cristo Redentor com uma faixa amarela dizendo a seguinte frase: “De braços abertos para a prevenção. Valorize a vida”, Itupeva recebeu a mensagem de conscientização e valorização da vida neste Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

A ação nesta sexta-feira, 4 de setembro, entre 10h e 12h, ocorreu no estádio Mário Milani (Campão), com o voo estático do balão, que tem 51 metros de altura e pesa 220 quilos.

Itupeva foi o primeiro município a receber a ação, idealizada por Hélio Michelini, diretor da empresa de aerodesporto The Flying Bearded, e também do Hospital Psiquiátrico Itupeva (HPI). A iniciativa teve o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Prefeitura.

Ele conta que a iniciativa tem como objetivo sensibilizar as pessoas para a valorização da vida, porque os números atuais mostram uma situação bem dramática, uma população aflita, angustiada, e o advento da pandemia agravou ainda mais essa situação, então, uma mensagem de alegria, força e paz é fundamental.

“Começamos por Itupeva por ser a nossa cidade. O hospital está aqui e a empresa de balões também, essa é a nossa casa. A ação é uma parceria das duas empresas. Por causa da campanha Setembro Amarelo, decidimos uni-las para levar mensagens positivas”, explicou Hélio Michelini.

Enquanto o balão flutuava, bexigas amarelas com gás hélio foram liberadas no céu com recados de pacientes e colaboradores do hospital psiquiátrico. A pretensão é que, nas próximas semanas, sempre às sextas-feiras, o balão, passe por outras cidades do interior de São Paulo, levando a mensagem ao maior número de pessoas possível.