Incêndio destruiu 70 mil m² da Mata Ciliar no dia do aniversário da entidade

No dia do aniversário da AMC – Associação Mata Ciliar (31 de agosto), a área onde está instalada a entidade, foi atingida por um grande incêndio. O fogo começou ao lado da rua que separa a AMC, do Aeroporto Estadual de Jundiaí, por volta das 17 horas e rapidamente se espalhou, sendo controlado por volta das 20 horas.

VEJA O VÍDEO 

Com o vento forte que fazia no horário, as chamas seguiram para a área da AMC e colocou em risco as estruturas, onde estão mais de 800 animais em reabilitação, entre eles, onças pardas, jaguatiricas, lobos, macacos, antas, pássaros, répteis e outros animais da região que recebem tratamento do CRAS – Centro de Reabilitação de Animais Silvestres.

O fogo destruiu 70 mil m² da área total da AMC. (Foto:Divulgação)

A Associação Mata Ciliar, teve 70 mil m²  de uma área de 330 mil m² consumidos pelo fogo. Para combater o incêndio além dos funcionários e colaboradores da entidade, o Corpo de Bombeiros, a Divisão Florestal da Guarda Municipal e agentes do Aeroporto de Jundiaí e da concessionária Voa SP, ajudaram no combate as chamas para preservar a integridade dos animais em recuperação.

Área atingida pelo fogo próxima dos recintos dos animais em recuperação. (Foto: divulgação)

Nas redes sociais a Associação Mata Ciliar divulgou o seguinte:

“Ao invés de apagarmos as velinhas, tivemos que apagar um incêndio. Trinta e um de agosto é o dia de aniversário da Associação Mata Ciliar. Enquanto deveríamos estar comemorando, nossa equipe se mobilizou para ajudar a apagar uma queimada de grandes proporções na nossa área. Os locais mais afetados foram áreas de recuperação florestal e um recinto de reabilitação para onças. Os animais desse e de outro recinto para lobos-guarás próximo onde ocorreu a queimada foram manejados e retirados do local como forma preventiva. A queimada que começou no final da tarde de ontem foi controlada no início da noite em uma ação da Guarda Municipal Florestal, Corpo de Bombeiros e agentes da concessionária VOA SP a quem agradecemos o empenho na luta contra o fogo. O tempo também passa para a Mata Ciliar e os desafios superados nesses 34 anos nos dá experiência e força para continuar adiante, independente da situação, em prol da conservação da biodiversidade”.

ASSOCIAÇÃO MATA CILIAR – O que é?

A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade.

Durante esse período foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade.

Saiba mais, acessando o site da entidade – http://mataciliar.org.br/site/