GM apreende dezenas de aves silvestres no Jd Santa Gertrudes

Equipes da Guarda Municipal de Jundiaí apreendeu nesta manhã (06) quase uma centena de gaiolas e cerca de 80 pássaros silvestres que eram mantidos em cativeiro numa residência no Jardim Santa Gertrudes.

O homem de 45 anos que mantinha essas aves foi multado em R$ 270mil por reter os pássaros o que é proibido pela lei de crimes ambientais, dentre eles, papagaios e canários, grande parte delas em maus tratos. A operação de apreensão das gaiolas movimentou cinco viaturas do patrulhamento, da Divisão Florestal e ainda duas pick ups da GM para o transporte até a Mata Ciliar.

Gaiola apreendida com os pássaros(Foto: Guarda Municipal)

A descoberta

Uma equipe da GM composta pelos guardas Ramalho e Paulo César foram averiguar a residência e constataram as aves e gaiolas em corredores e cômodos. Equipes da Florestal foram apoiar a ocorrência.

Foram contabilizadas 76 aves silvestres (canários, calopsítas, papagaios e trinca-ferro) e ainda diversas gaiolas vazias. O proprietário da residência disse que era apenas um hobby manter os pássaros dentro de casa. A Polícia Militar Ambiental foi chamada e após a constatação, aplicou uma multa de R$ 270 mil ao proprietário pela retenção dos pássaros.

Os pássaros (alguns deles com ferimentos) foram levados até a Associação Mata Ciliar. “Elas permanecerão em quarentena e nesse período iremos acompanhar a evolução de cada uma delas”, disse a veterinária Débora Rodrigues.

A ocorrência foi registrada no 6º DP.

Os inspetores da GM, Adilson Marestoni e Lacerda Petrachin acompanharam a ocorrência.

Texto e fotos: Luciano Guerino – Assessor de Imprensa da GMJ