Governador anuncia que Jundiaí e Aglomerado Urbano permanecem na Fase Vermelha

Atualizado às 13h46

O Governador João Dória, anunciou às 12h45, desta sexta-feira (17), durante entrevista coletiva que a região de Campinas, onde está Jundiaí, segue na Fase Vermelha dentro do Plano São Paulo.

A RS NOTÍCIAS transmitiu AO VIVO no Facebook, o pronunciamento do Governador João Dória.

A expectativa dos prefeitos que fazem parte do Aglomerado Urbano de Jundiaí, era de que pudesse ocorrer uma avaliação separada da DRS de Campinas, onde o próprio município tem apresentado ocupação dos leitos hospitalares para tratamento da Covid-19, no limite, inclusive encaminhando pacientes para o Hospital de Campanha do Ibirapuera, na capital, diferentemente de Jundiaí e dos municípios do Aglomerado Urbano.

Cidades que integram o AUJ. (Divulgação)

O prefeito Luiz Fernando Machado esteve na última semana no Palácio dos Bandeirantes e pediu para que ocorra o desmembramento do AUJ nos critérios de avaliação do Plano São Paulo. Logo após o anúncio do Governador João Doria, o prefeito Luiz Fernando Machado fez um pronunciamento sobre a manutenção na Fase Vermelha e disse que continuará lutando para o desmembramento.  Veja o vídeo

Em Campinas

A DRS de Campinas retrocedeu da fase laranja para a vermelha no dia 6 de julho. A regional engloba 42 municípios. No entanto, a cidade de Campinas, que é sede da região administrativa, já estava com comércios fechados por recomendação do estado desde 22 de junho.

Durante uma transmissão por rede social, o secretário de Saúde de Campinas, Carmino de Souza, afirmou que a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 tem caído, mas de forma lenta. Segundo ele, os leitos de Campinas são 50% do total oferecido em toda a DRS.

Souza disse ainda que conversou com o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, que recomendou cuidado na retomada gradual dos serviços.