O Jardim do Lago e o Anhangabaú são os bairros de Jundiaí que ocupam as primeiras posições com o maior número de de casos confirmados da Covid-19 na cidade. Até agora, 31 pessoas que moram no Jardim do Lago e 30 que moram no Anhangabaú se contaminaram.
Nos mais de 10 anos trabalhando como guarda no Anhangabaú, Roseli Pereira disse que até estranha o pouco o movimento. Ela afirma que está sem trabalhar desde o começo da quarentena e só sai de casa para algo essencial, como comprar alimentos. “Está tudo deserto. Não tem ninguém na rua e quando tem estão todos com máscaras”, comenta.
Apesar dos números mostrarem um cenário preocupante e o decreto estadual obrigar o uso de máscara em espaços públicos, muitas pessoas ainda não se conscientizaram. Enquanto isso, a doença avança.
O bairro do Jardim do Lago, está em primeiro lugar com 30 casos confirmados de coronavírus.
Com esses dados a prefeitura consegue entender melhor a curva de contágio e identificar os pontos que mais precisam de monitoramento. Por isso que ações de prevenção, como a distribuição de máscaras, serão feitas a partir dessa semana nos bairros mais afetados.
O Gestor de Saúde da cidade, Tiago Texera explicou um pouco sobre o monitoramento. “A importância desse mapeamento em tempo real é que nós evitamos que a população se contamine ou que aumente o número de casos naquela região. Passamos a ter a população denunciando casos de aglomerações também, através do disque denúncia”.
“Vamos entregar nos bairros máscaras, principalmente em feiras livres, varejões, aos motoboys e também em agências da Caixa”, explicou o gestor.
A plataforma com todas essas informações é pública e atualizada sempre de uma em uma hora. Ela fica disponível na internet, no site da prefeitura. Nela, está disponível também todos os outros bairros com, pelo menos, um caso positivo da Covid-19.
(Fonte: G1/Imagem: Reprodução internet)