Prefeitura lança programa “Jundiaí Empreendedora”

 

Foi realizado na manhã deste sábado (25), no Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus,  o lançamento do programa “Jundiaí Empreendedora”. A iniciativa faz parte das medidas econômicas voltadas para a redução dos impactos da Covid-19.

O prefeito Luiz Fernando Machado abriu a coletiva, que também contou com as presenças do gestor de Governo e Finanças José Antonio Parimoschi, o presidente da câmara municipal de Jundiaí, Faouaz Taha e o gerente regional do SEBRAE, Thiago Farias.

Segundo Luiz Fernando, a previsão do FMI é de retração de 3% na economia mundial e 5,3% na brasileira já neste ano. O projeto “Jundiaí Empreendedora” foi criado visando a recuperação e manutenção de empresas e empregos na cidade. O modelo tem sido pensado a longo prazo e tem prazo de duração até 2023.

Vinte e uma entidades, incluindo o SEBRAE, se juntaram ao poder público para trabalharem na recuperação da economia. A parceria busca alternativas que serão usadas na economia criativa buscando estabelecer novos padrões para dentro da sociedade. “MEIs, micros, pequenos, médios e grandes empresários, além da retomada de planos que estavam preparados e agora serão resgatados e futuros empreendedores não serão esquecidos”, afirma Parimoschi.

Thiago Farias, gerente regional do SEBRAE, informa que o programa foi construído em duas fases. A primeira é o acolhimento e enfrentamento da economia de Jundiaí e região onde a inclusão produtiva das pessoas será feita através do empreendedorismo, incentivando o início de um negócio que gere receita.

Serão 5 ferramentas práticas e aulas online disponibilizadas a partir de segunda até o final de maio e começo de junho. O programa intensivo une várias ações ao mesmo tempo, incluindo um trabalho individual com os profissionais do SEBRAE. Algumas ações com o Centro Paula Souza também serão disponibilizadas, como EADs e capacitação.

Na segunda fase haverá um processo em parceria com o SENAC, SENAI, SESC e SESI incluindo ações de tecnologia e inovação para os pequenos negócios, do comércio ao produtor rural. Economia criativa, incluindo a cultura e artesanatos, também serão prestigiadas. O turismo e o agronegócio, setores que foram afetados de maneira agressiva, também fazem parte do programa.

Durante este período, a TVTEC Jundiaí também vai disponibilizar cursos online. Serão 18 temas de workshops e 500 vagas por mês até dezembro. As inscrições serão feitas pelo site da TVTEC.

“As ações virão em benefício da comunidade. O mundo novo é de redes. Despertar o espírito criador é muito importante”, completa Parimoschi.