Laboratório de Jundiaí é credenciado para avaliar testes da Covid-19

Durante a edição do Boletim TVTEC, desta quarta-feira (8), transmitido ao vivo pelas redes sociais e pelo canal 24 da NET, foi antecipada para 16h30 e trouxe importante entrevista do prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, falando sobre o acordo fechado com o Exército Brasileiro para, em caso de necessidade provocada pela pandemia do coronavírus, as instalações do 12.o Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) venha a ser utilizada como hospital de campanha com capacidade para 50 leitos de enfermaria. E o gestor de Saúde, Tiago Texera, adiantou que a cidade passa a ter um laboratório credenciado para avaliar os testes do coronavírus em pacientes do Hospital São Vicente, o que vai acelerar os resultados dos exames que de três semanas poderão sair em sete dias.

ACESSE POR AQUI O INFORME EPIDEMIOLÓGICO ATUALIZADO

“Não precisaremos montar uma grande estrutura de hospital de campanha. Usaremos um local de boa estrutura, já pronta, e isso economiza recursos. Instalaremos lá os equipamentos que forem necessários, apenas”, disse o prefeito que destacou o apoio do Exército na desinfecção nos espaços públicos da cidade. O 12. GAC tem sido um excelente apoio para a cidade. Agora o apoio é essencial. Tem uma força de trabalho especial para lidar com situações como a que estamos vivendo”, elogiou o chefe do Executivo.

Sobre os hospitais São Vicente e Regional, o prefeito destacou que por entendimento entre os superintendentes realizar uma unificação e ampliar o número de leitos para atender os portadores da Covid-19 e os pacientes com a síndrome respiratória aguda grave e também os outros pacientes que precisam de cuidados. “A dinâmica montada pelos hospitais permite olhar para todos os aspectos de atendimento sem descuidar dos cuidados especiais com a pandemia”, explicou.

Sobre os 34 casos de pacientes com suspeita da Covid-19. “Há uma fila para o resultado de exames. Nós seguramente temos mais casos do que os registrados pelos dados”, ponderou. “O modelo que implementamos de restrição gerou um efeito de estabilização no número de pacientes que procura os hospitais”, informou Luiz Fernando. “Ontem tivemos mais altas que internações. Portanto, nesse instante, o isolamento social tem dado resultados, embora os dados possam ser diferentes desses. Pode ser que haja um crescimento, em razão da demora no resultado dos testes.”

Uma luta muito presente é o entendimento dos efeitos econômicos. “Vamos precisar agir mais ainda, nesse setor, para observar os efeitos econômicos”, alertou. Sobre o entendimento com os comerciantes, o prefeito disse que compreende as necessidades e circunstâncias dos que querem o comércio aberto. “Mas preciso pensar no coletivo. Pensar na preservação da vida da cidade coletivamente, por mais que compreenda as concessões que me peçam. Creio que estou no rumo certo porque estou seguindo a OMS, o Ministério de Saúde, o governo do Estado de São Paulo, os técnicos e especialistas de Saúde que orientam pelo isolamento social. Minha decisão precisa ser respaldada pela ciência. Preciso ouvir os médicos”, contou. “Hidroxocloroquina está sendo aplicada há mais de uma semana no São Vicente, embora muita gente cobre isso”, revelou. “Tenho sido transparente desde o início. E desde o início escolhi o melhor caminho para enfrentar esse desafio que atinge a todos nós”.

Sobre o isolamento social e o movimento na cidade, o prefeito disse que individualmente somos responsáveis pelo que acontecerá na coletividade. Lembrou que a atividade física não é proibida. Mas é preciso manter uma distância de dois metros, só sair para caminhar com quem você mora. Usar de critérios, não agrupar, aglomerar pessoas. “Acho que a cidade tem respondido bem ao que temos pedido. Estamos à beira de um feriado. Quer tomar sol, faça por um tempo determinado, 30 minutos”, orientou. “Nunca praticamos aqui o lock down. O que temos feito tem sido pensado por um Comitê. Em benefício do coletivo. Peço a confiança para que permaneçamos mais um tempo nesse modelo, até que possamos retomar nossa vida”. Por fim, o prefeito agradeceu a imprensa e desejou a todos uma boa Semana Santa e de Páscoa.

Depois do prefeito, o gestor de Saúde, Tiago Texera, voltou a explicar o que são e como funcionarão as Unidades Sentinelas. O gestor informou ainda que Jundiaí passa a contar com um laboratório habilitado e credenciado pelo Instituto Adolfo Lutz para avaliar os resultados dos testes da Covid-19 em pacientes do Hospital São Vicente. O Instituto leva três semanas hoje, com o laboratório aqui os resultados sairão em até sete dias, garantiu o gestor. E encerrou sua entrevista pedindo que respeitem o isolamento social. “Não estamos tendo um número excessivo de internações. E isso é resultado do que fizemos até aqui. Não vamos abaixar a guarda. Proteja você, proteja sua família, proteja o sistema de Saúde da cidade”, pediu.

 

Fonte: TVTEC Jundiaí