Temperatura na Antártica chega a 20,7ºC e bate novo recorde

No último domingo (9), a Antártica registrou temperatura acima dos 20 graus pela primeira vez no registro histórico, trazendo atenção à questão da crise climática.

Em entrevista ao jornal inglês The Guardian, o cientista Carlos Schaefer, do projeto Terrantar, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), afirmou que estão acompanhando a tendência de aquecimento em muitos dos locais, “mas nunca vimos nada parecido com isso”, declarou.

Na entrevista, Schaefer disse que a temperatura do arquipélago de James Ross, região onde foi feito o registro, tem estado irregular nos últimos 20 anos – que após o resfriamento na primeira década deste século, aqueceu rapidamente.

Segundo recorde

No dia 6 de fevereiro, um pesquisador argentino na base Esperanza, localizada no extremo norte da Península Antártica, havia registrado 18,3ºC,

Base Esperança, na Península Antártica  — Foto: Arte/G1Base Esperança, na Península Antártica  — Foto: Arte/G1

Base Esperança, na Península Antártica — Foto: Arte/G1

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) ainda tem que confirmar o recorde de temperatura. No último registro, a OMM havia alertado que o aumento da temperatura pode acelerar o derretimento das camadas de gelo e da subida do nível do mar.

“(Esta) não é uma cifra que você associaria normalmente com a Antártida, nem no verão. Isso bate o recorde anterior de 17,5ºC, que foi estabelecido em 2015”, disse no início de fevereiro a porta-voz da OMM, Clare Nullis.